CÂMARA ADJUDICA A EMPREITADA DO PARQUE MUNICIPAL DO ANTUÃ

terça, 24 de agosto 2004

Em reunião realizada no dia 24 de Agosto, a Câmara Municipal de Estarreja decidiu adjudicar a empreitada de execução do Parque Municipal do Antuã à empresa “Vítor Almeida & Filhos, S.A.” de Mamarrosa, pelo valor de 985 mil Euros, acrescido do IVA à taxa legal em vigor, com um prazo de execução de 10 meses. Trata-se do primeiro Parque de Lazer Urbano a implementar no Concelho estarrejense. As obras deverão ter início em Outubro. O projecto atravessou os 3 últimos executivos e "à terceira é de vez". "O Parque Municipal vai arrancar agora", afirma satisfeito o Presidente da Câmara, José Eduardo Matos. O projecto idealizado pela Autarquia vai requalificar e dinamizar o espaço localizado entre a zona urbana da Vila de Estarreja e o leito do Rio Antuã. A área de intervenção é de aproximadamente 4,6 hectares. Naquele espaço, vai nascer uma Estrutura Verde Urbana e Zona de Desporto e Lazer de forma a melhorar o ambiente urbano e a salvaguardar e valorizar as margens do Rio Antuã numa perspectiva ecológica e cultural. O futuro Parque será o elo de ligação entre a Vila e a envolvente ribeirinha do Antuã devolvendo o Rio aos munícipes e unindo simbolicamente o norte e o sul do Concelho. A intervenção prevê a instalação dos seguintes elementos: Praça, Parque Infantil, Skate Park, Café/Esplanada, Área de Estacionamento, Percursos/Circuito de Manutenção/Plataforma Pedonal sobre o Rio, Espelho de Água, Arborização e Espaços Verdes e Iluminação adequada. A Praça desempenhará um papel preponderante como ponto de convergência de fluxos pedonais e como elemento dinamizador e lúdico uma vez que este espaço poderá receber vários eventos (culturais, infantis, recreativos, tradicionais). O Parque Infantil ficará ligado à rede de percursos pedonais e será dotado com equipamentos de recreio e diversão que respeitam as exigências europeias de segurança. Elemento de atracção das novas gerações, o Skate Park justifica-se também devido ao grande número de praticantes em Estarreja, sendo necessário um espaço próprio para a prática da modalidade. O Bar de Apoio será implantado numa área localizada entre a Praça e o Skate Park. É mais um elemento dinamizador do local, consolidando hábitos de frequência. O novo parque de estacionamento ficará situado entre a Piscina Municipal e o conjunto habitacional localizado a Norte/Poente e servirá de apoio aos restantes equipamentos já existentes e habituais eventos (feira, mercado, actividades desportivas). O alargamento do Rio Antuã, em forma de lago, criará um espelho de água, numa extensão de 140 metros e com uma largura de 30 metros. Este lago artificial poderá ter uma utilização lúdica com barcos telecomandados.