OBRAS NO PARQUE ESCOLAR: REGRESSO ÀS AULAS COM MELHORES CONDIÇÕES

quinta, 02 de setembro 2004

A recuperação do Parque Escolar Municipal está a respeitar os prazos determinados para que o arranque do ano lectivo 2004/2005, agendado para meados deste mês, aconteça dentro da normalidade. O Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo Matos, e o Vereador da Educação, José Cláudio Vital, acompanhados pelo técnico responsável pelas empreitadas, visitaram algumas escolas para avaliar no terreno as obras em curso. Actualmente, a Autarquia tem em fase de execução ou arranque beneficiações em seis escolas básicas do 1º Ciclo do Ensino Básico nas Freguesias de Salreu (EB1 Laceiras e EB1 Vale de Castanheiro), Canelas (EB1 Aldeia), Beduído (EB1 de Sto. Amaro), Fermelã (EB1 do Roxico), Avanca (EB 1do Mato) e a construção de um Jardim de Infância na EBI – Escola Básica Integrada de Pardilhó. Este Verão deu-se início à ampliação e reconstrução do edifício sul do Complexo Escolar do Mato, Avanca (NA FOTO). No ano lectivo 2005/2006, os alunos terão uma escola completamente nova. A Autarquia vai ainda realizar os arranjos envolventes e “uma significativa recuperação” da cantina escolar, em período de interrupção lectiva, conforme adiantou o Vereador responsável pelo Pelouro da Educação. O Complexo Escolar do Mato engloba dois edifícios destinados ao primeiro ciclo (o edifício norte já recebeu obras de beneficiação), um edifício para a educação pré-escolar e uma cantina. Em fase de conclusão, a beneficiação da Escola do Roxico, Fermelã, teve como principal objectivo o melhoramento e fecho do alpendre para além das benfeitorias na sala de aula, na sala de actividades e nos sanitários. Agora, o edifício principal tem uma ligação coberta às casas de banho impedindo os alunos de apanharam chuva e frio. Este estabelecimento de ensino estará pronto para receber o novo ano lectivo. Futuramente, a Câmara irá proceder à vedação e melhoria do recreio. A visita de trabalho incluiu, finalmente, a Escola da Aldeia, Canelas. O edifício e zona envolvente estão a sofrer obras de beneficiação que incluíram a implementação de um novo sistema de aquecimento e avançam, agora, para a reformulação da vedação e criação de lugares de estacionamento. Estes são alguns exemplos de estabelecimentos de ensino onde o espaço físico sofre mudanças relevantes, aumentando-se a qualidade das condições de aprendizagem e de trabalho da comunidade escolar.