SANEAMENTO BÁSICO: MORADORES DAS PÓVOAS PODEM PEDIR LIGAÇÃO

sexta, 10 de setembro 2004

Todos os habitantes dos lugares das Póvoas, Beduído, ficam com a ligação garantida ao Saneamento Básico. A Câmara Municipal de Estarreja assinalou a entrada em funcionamento da rede nesta zona Poente da Vila de Estarreja. A partir de agora, os efluentes domésticos podem ser encaminhados para o Sistema Multimunicipal da SIMRIA. Este é mais “um passo importante em termos ambientais, para a qualidade de vida e para a saúde pública dos estarrejenses”, salienta o Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo Matos, para quem o investimento municipal até agora efectuado nas infraestruturas da rede é “inevitável e um dos mais importantes”. Em termos globais, o Autarca prevê que em 2005, o Concelho caminha para uma taxa de cobertura na ordem dos 70%. Em 2002, essa taxa era de apenas 12% e limitava-se ao centro da Vila de Estarreja. Até ao final do ano, também Canelas, Veiros, o sul de Fermelã e a parte superior da Freguesia de Beduído estarão ligadas ao colector da SIMRIA. O Município prossegue com a construção de infraestruturas em Salreu e foi dado início às 2ª fases de obras em Avanca e Pardilhó. Presente neste momento simbólico, o Administrador Delegado da SIMRIA, Fernandes Thomas, adiantou que da parte da SIMRIA o investimento em Estarreja está concluído e considerou positiva a evolução do processo no Município. “Aqui tenho visto muitas ligações”, disse dando como exemplo o Complexo Químico de Estarreja que já rejeita, parcialmente, os seus “efluentes na rede da SIMRIA que os trata e descarrega no mar” notando-se a diferença em termos ambientais, nomeadamente, na Vala de São Filipe, para onde eram rejeitados os esgotos, que o responsável teve a oportunidade de observar. A SIMRIA gastou “160 milhões de euros no sistema e os Municípios investiram na rede em baixa”, sublinha Fernandes Thomas para concluir que “o papel das entidades públicas está feito”. O passo seguinte é potenciar as ligações ao saneamento. “É preciso que as pessoas percebam a importância de ligar a sua casa à rede para que as águas residuais deixem de poluir terrenos e linhas de águas”. De nada adiantará o avultado investimento “se as pessoas não colaborarem”. FOTO: Presidente da Junta de Freguesia de Beduído, Manuel Traqueia, Administrador Delegado da SIMRIA, Fernandes Thomas, e o Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo de Matos.