ABERTURA DO ANO LECTIVO: RECUPERAÇÃO DAS ESCOLAS É EVIDENCIADA

segunda, 20 de setembro 2004

Roxico, 20 de Setembro de 2004. O quadro da sala de aula do primeiro ciclo da Escola do Roxico, Freguesia de Fermelã, anuncia a data do primeiro dia de aulas. A Câmara Municipal de Estarreja assinalou neste estabelecimento de ensino a abertura oficial do ano lectivo 2004/2005 onde é “visível o esforço da Autarquia” no que toca à recuperação do Parque Escolar Municipal. “Evidenciamos aqui a atenção que procuramos dar a pequenas e grandes escolas”, referiu o Presidente da Câmara Municipal, José Eduardo de Matos, desafiando “todos os membros da comunidade escolar, dos professores aos pais, para uma necessária co-responsabilização numa melhor instrução e educação”. A intervenção efectuada durante as férias de Verão na Escola do Roxico permitiu o fecho do alpendre para além das benfeitorias introduzidas na sala de aula, na sala de actividades e nos sanitários. Agora, o edifício principal tem uma ligação coberta às casas de banho numa mudança bem mais confortável para os alunos. “Felizmente, o nosso pedido foi atendido. As crianças já não apanham chuva e frio quando tiverem que ir à casa de banho”, afirma satisfeita Vanda Torres, Educadora de Infância, lembrando que esta é uma escola antiga com necessidade de constantes renovações. A vedação do recreio é agora a próxima prioridade. Questionados pelo Presidente da Câmara sobre se gostaram do resultado das obras realizadas na escola, as crianças do Roxico responderam com um sim em uníssono. Até ao final de 2006, “todas as Escolas terão sido intervencionadas”, reafirma o Vereador da Educação da Câmara, José Cláudio Vital. “O essencial fica resolvido. A partir daí, serão realizadas obras normais de conservação e manutenção”. O Vereador aproveitou para anunciar que dentro de algumas semanas terão início a beneficiação da Escola de Santo Amaro e a construção do Jardim de Infância de Pardilhó. Presente na sessão, o Presidente do Agrupamento de Escolas de Avanca, João Alegria, lembrou que em termos de estruturas, “estamos a ficar com boas condições nas escolas do 1º ciclo” e calcula que “no próximo ano haverá excelentes condições em todas elas”. Quanto à Escola do 2º e 3º Ciclos Egas Moniz de Avanca aguarda “há 8 anos” por uma intervenção da Direcção Regional da Educação do Centro que prometeu iniciar as obras em 2005. A sessão pretendeu “significar o investimento que temos feito nas escolas e transmitir a mensagem de que somos um parceiro interveniente e não afastado”, explicou José Cláudio Vital. Este ano o início do ano lectivo foi prejudicado pelo atraso na colocação dos professores. “Uma situação incomportável que não se pode repetir”, considera o Vereador que espera que “se consiga apurar a razão e pôr termo a isso”. Por sua vez, o Presidente da Autarquia espera que “se aprenda com a lição deste ano, pois este problema não faz sentido”. As duas docentes da Escola do Roxico são um reflexo da situação que se vive em todo o país. A Professora do 1º Ciclo, Adília Alves, esteve no Roxico nos últimos quatro anos. “Não sei se fico cá, mas é uma pena se formos embora”, disse com alguma tristeza e ainda sem qualquer pista sobre o futuro próximo que a espera.