"MESA" E "FINGERTIPS" NO FESTARREJA 2004

segunda, 27 de setembro 2004

O FESTARREJA – Festa das Artes e da Juventude 2004 chega a 2 de Outubro para trazer ao Concelho um rol de actividades especialmente dedicadas aos jovens. A Tenda da Festa a instalar junto ao Pavilhão Municipal de Estarreja será o centro da animação. A organização pertence à Câmara Municipal. A música não podia faltar e os grupos que, este ano, visitam Estarreja são bem conhecidos junto do público jovem. MESA e FINGERTIPS ocupam o lugar central no FESTARREJA 2004. A qualidade instrumental e a performance destas bandas são os ingredientes para dois concertos que se querem memoráveis em Estarreja. A segunda edição do Festival de Samba de Estarreja oferece quase 10 horas non – stop de ritmos brasileiros e apresenta o samba produzido na região. Sete Escolas de Samba de Estarreja, Ovar, Mealhada e Figueira da Foz, num total de 300 elementos, vão actuar no palco da Tenda da Festa. A área artística escolhida para este ano é o Vídeo e o Cine Clube de Avanca o parceiro escolhido para a organização de um Workshop de frequência gratuita. O FESTARREJA tem uma extensão em 23 de Outubro, quando terá lugar, na nova Biblioteca Municipal um FÓRUM dedicado às temáticas da Juventude. As entradas são gratuitas. Programa FESTARREJA 2004 2 a 9 Out. Workshop “Realizar um Documentário Vídeo”; Cineclube de Avanca Horário semanal das 16 às 19 horas, Sábado das 15 às 19 horas; Inscrições na Casa da Cultura e no Cineclube de Avanca. Mais Informações através de cultura@cm-estarreja.pt 4 Out. Concerto de MESA 22H00 na Tenda da Festa (junto ao Pavilhão Municipal). 8 Out. Concerto de FINGERTIPS 22H00 na Tenda da Festa 9 Out. II Festival de Samba de Estarreja A partir das 16H00 na Tenda da Festa (apoio: Escola de Samba Vai Quem Quer) 23 Out. II Fórum da Juventude – Palestras / Debates A partir das 16H00 na Biblioteca Municipal de Estarreja Descrição do Projecto de Formação em Vídeo Título: “REALIZAR UM DOCUMENTÁRIO VÍDEO” Datas: De 2 a 9 de Outubro 2004 Local: Avanca (instalações do Cine Clube de Avanca) Formador: Miguel Marques (realizador, a sua longa-metragem “Ruptura” foi distinguida no AVANCA’03. Com larga experiência no ensino audiovisual, desenvolve um método pessoal e aliciante, baseado na construção prática e colectiva de filmes) 1. Área desenvolvimento do projecto: Concelho de Estarreja. 2. Objectivos do projecto. 2.1 Objectivos gerais: a) Contribuir para o desenvolvimento pessoal e social dos jovens. b) Incentivar a integração dos mesmos na vida activa da comunidade. c) Fomentar capacidades de expressão audiovisual de forma crítica e criativa. 2.2 Objectivos específicos: a) Sensibilizar os participantes para formas de intervenção e de relação social através do desenvolvimento de capacidades próprias e da definição de gostos pessoais. b) Valorizar diferentes olhares sobre a realidade. c) Aprender a utilizar os media para produzir a sua própria informação. 3. Actividades Previstas: Sábado dia 2: Apresentação dos intervenientes. Retrospectiva da evolução do género documental. Divisão em grupos e idealização de projectos. Dias 4, 5, 6 Rodagem dos projectos. Dias 7, 8 Montagem e pós-produção. Dia 9 Apresentação pública e análise dos trabalhos. 4. Equipamentos: Serão usados equipamentos de rodagem e pós-produção de vídeo digital das últimas gerações. 5. Público-alvo: Jovens. 6. Numero máximo de inscrições: 8 elementos 7. Horário de funcionamento: Sábados 15:00 ás 19:00 / Segunda a Sexta das 16:00 ás 19:00 8. Duração: 23 Horas.