MODA E PINTURA NA SEMANA SÉNIOR

quinta, 30 de setembro 2004

Os participantes deram asas à imaginação. A Semana Sénior de Estarreja encheu-se de criatividade durante esta quinta feira nas Oficinas de Moda e Pintura, que tiveram lugar na Praça Francisco Barbosa. Hoje, os maiores de 55 foram estimulados a criar. Na Oficina de Moda, as participantes começaram por idealizar as roupas e acessórios com a ajuda da estilista Sandra Valente. Procurar “adaptar o que temos em casa para fazer algo novo e diferente” recorrendo ao aproveitamento de vários materiais foi o desafio lançado pela jovem avancanense. Maria Celina, 66 anos, Beduído, meteu mãos à obra para produzir um “vestido aos folhos com papel crepe, papel das sacas do pão e jornal”. Amanhã “vou passar este meu vestido folclórico no desfile”, diz ansiosa. Outra das “manequins” do desfile de moda, Adelina Amaro, 59 anos, Pardilhó, optou por um modelo mais clássico. “Estou a adaptar este vestido” e, na passerelle, assumirá o papel de Viscondessa de Salreu. Elogia a Semana Sénior por ser “muito interessante” e por dar a “possibilidade de continuarmos a ter vida e não ficarmos parados em casa sem fazer nada”. Entre tantas aplicações, ideias, padrões, pinturas nos tecidos, recortes e técnicas, a estilista prevê um desfile “com muita criatividade, pessoas contentes e orgulhosas dos seus trabalhos”. O espírito criativo, com alguma concentração, libertou-se na Oficina de Pintura orientada pelo artista plástico, Joakin Pereyra. As cores dos lápis de aguarela deram vida a desenhos diversos. Após a descoberta dos materiais, dos seus efeitos no papel e das suas potencialidades, os traços foram dando forma a belas pinturas. “Nunca é tarde demais para se começar seja o que for”, acha o pintor mesmo quando se trata de “um primeiro contacto com estes materiais. Eles estão a gostar e querem repetir”. O navio desenhado por Francisco Guiomar, 59 anos, Beduído, surgiu das lembranças das suas viagens ao continente africano. Desenhar em casa era pouco provável, “só mesmo em criança”, diz. Hoje, considera que participar nesta oficina “valeu a pena, é um meio de distracção”. Quanto à Semana Sénior tem sido “muito boa. Ajuda-nos a desanuviar a cabeça e a conviver”. A hidroginástica todas as manhãs “é bom para tudo, para a saúde física e mental”. A Semana Sénior continua amanhã, 1 de Outubro, com as habituais manhãs desportivas. Desporto na Praça, Hidroginástica na Piscina Municipal de Estarreja e Passeios de Bicicleta pelos campos de Salreu do Baixo Vouga são as propostas para as primeiras horas do dia. A partir das 14H30, na Biblioteca Municipal, os maiores de 55 vão assistir a um colóquio sobre Desporto e Saúde. Pedro Barbas, Técnico Superior de Desporto da Câmara Municipal de Portalegre, falará dos benefícios da actividade física na população sénior. A terminar o dia, a partir das 19H00, o Baile Convívio no novo Quartel dos Bombeiros Voluntários de Estarreja promete muita animação com a distribuição dos prémios para os melhores trabalhos das oficinas de moda e pintura e passagem de modelos. A noite de sábado, 2 de Outubro, é dedicada ao Fado com um espectáculo agendado para as 21H30, nos Paços do Concelho.