NOVA BIBLIOTECA MUNICIPAL CONQUISTA OS ESTARREJENSES

segunda, 18 de outubro 2004

As diferenças são fáceis de assinalar. O lugar sombrio, encolhido e despercebido deu lugar a um espaço convidativo, atractivo, iluminado, amplo e moderno. A nova Biblioteca Municipal de Estarreja, situada no Centro da Vila de Estarreja, está a conquistar os estarrejenses que, movidos pela natural curiosidade e interesse, têm visitado o equipamento cultural e percorrido as diversas salas que o compõem. É uma fase de familiarização com o espaço desconhecido havendo muito para descobrir. Num ambiente de descontracção, o utilizador pode estudar, investigar ou ler um jornal, ouvir música, ver um filme ou consultar um CD-ROM. Seja qual for a opção, a satisfação é visível no rosto dos utilizadores. Cláudia Arrojado prepara um exame da Universidade e escolheu a nova Biblioteca de Estarreja para o fazer. É a primeira vez que visita o edifício. “Como local de estudo é óptimo, está bem conseguido”, comenta sem deixar de acrescentar que esta “não tem comparação com a Biblioteca anterior”. “O acesso à Internet até agora inexistente” e disponível num dos 15 pontos de consulta multimédia é outro factor positivo na opinião desta utilizadora. Na primeira semana de funcionamento, a Biblioteca atingiu as três centenas de inscrições. É nota de registo a afluência de utilizadores adultos que não frequentavam a Biblioteca anterior. A perspectiva é que as recém inauguradas instalações venham a servir diversas faixas etárias, levando a cultura a todos, sem distinções, e cumprindo o seu papel de serviço público de natureza cultural, informativa, lúdica e educativa. A finalidade da Biblioteca é promover a educação, a cultura, a informação e o lazer em torno do livro, da leitura e de todos os tipos de suporte e tecnologias modernas, de modo gratuito e universal. Tal como refere o Manifesto da UNESCO, é o centro local de informação, tornando acessível aos seus utilizadores o conhecimento e a informação de todos os géneros. A equipa de técnicos da nova Biblioteca tem a função permanente de actualizar de forma regular e oportuna o seu fundo documental, com vista ao seu progressivo enriquecimento e renovação. A Biblioteca será um espaço dinâmico que terá como actividades a promoção de colóquios, conferências, sessões de leitura, encontros com escritores, cientistas e artistas, exposições e outras actividades de animação cultural, ligadas à promoção do livro e da leitura. A 4 de Novembro terá início o programa “Hora do Conto” destinado às Escolas do Concelho. Não deixe de visitar a nova Biblioteca Municipal de Estarreja!