ÁGUA DA REDE PÚBLICA É DE CONFIANÇA

terça, 26 de outubro 2004

A água fornecida pela Rede Pública de Abastecimento de Água do Município de Estarreja apresenta boa qualidade. Os resultados das últimas análises à água, feitas no terceiro trimestre de 2004 nas sete Freguesias, “demonstram que a água distribuída, está em conformidade com as normas de qualidade estabelecidas no Decreto de Lei nº243/2001, de 5 de Setembro”, conclui o Serviço de Ambiente da Câmara Municipal. A água não necessita, por isso, da instalação e funcionamento de quaisquer equipamentos adicionais de purificação. Nos últimos dias, a Câmara recebeu o alerta de Munícipes que tinham sido contactados, telefonicamente, no âmbito de uma campanha de venda de produtos do género, desnecessários para quem consome água da rede pública. A Autarquia chama a atenção para a tentativa de venda de equipamentos inúteis para os consumidores de água potável e controlada. Situações do género já se têm verificado noutros Municípios da nossa região. Cerca de 60% da população do Concelho de Estarreja é servida pela Rede Municipal. A água tem origem no Rio Vouga, nas captações do Carvoeiro, sendo também distribuída em Concelhos vizinhos (Águeda, Albergaria – A – Velha, parte de Aveiro, Ílhavo, Murtosa e parte de Ovar). A distribuidora, Águas do Vouga, faz um controle de qualidade apurado, quer nas captações, quer nos vários reservatórios do sistema de distribuição. O método de controlo inclui análises no rio, a montante da captação, que permitem actuar em caso de situações de alteração da qualidade. Por sua vez, a Câmara Municipal de Estarreja tem que preparar um programa anual de controlo de qualidade da água da rede, conforme o disposto no Decreto de Lei nº 243/2001 de 5 de Setembro. O programa inclui o número de amostras de água a recolher (calculado em função do número de habitantes servidos e dos caudais fornecidos); parâmetros a analisar; locais de recolha das amostras e datas das respectivas recolhas; indicação do laboratório contratado para efectuar as amostragens a as análises. O programa proposto pelo Sector de Ambiente da Câmara Municipal é submetido à aprovação pelo Instituto de Águas e Resíduos para depois ser posto em prática. No ano de 2004, estão a ser realizadas: - Mensalmente, medição de cloro residual, coliformes e E. Coli em 135 amostras por todo o Concelho; - Mensalmente, medição do número de colónias de microorganismos, condutividade e oxidabilidade em 99 amostras; - Semestralmente, medição de parâmetros químicos em 10 amostras; - Anualmente, medição de parâmetros químicos em 2 amostras. Todos os meses, o Município manda analisar cerca de três vezes mais amostras do que o mínimo estipulado na lei, para além de incluir a análise de alguns parâmetros que normalmente são incluídos nas análises semestrais. Os resultados das análises são publicados na página da Câmara na Internet, com actualização trimestral e, por afixação, nas sedes das Juntas de Freguesia. A qualidade da água abastecida pela rede municipal é potável, apresenta qualidade controlada e cumpre as exigências legais. Para além disso, o facto de ser regularmente controlada, a vários níveis, oferece confiança adicional.