VARIANTE AO HOSPITAL DE ESTARREJA: OBRAS AVANÇAM NO TERRENO

terça, 02 de novembro 2004

A construção da Variante ao Hospital Distrital de Estarreja – Visconde de Salreu, na Estrada Nacional (EN) 109, está em curso. Depois de anos à espera, as obras arrancaram. Os acessos à unidade hospitalar vão ser melhorados e o troço da EN109 desde a Ponte do Rio Antuã, na entrada da Vila de Estarreja, até à Rua Dr. José Oliveira e Silva, Salreu, numa extensão global de 685 metros, irá sofrer uma remodelação profunda. O valor da empreitada é de 467 547 euros. Iniciados em finais de Outubro, os trabalhos levarão oito meses a concluir. Situação actual O Hospital Distrital de Estarreja está localizado junto à EN109 numa zona em que o volume de tráfego automóvel é bastante elevado, com uma forte percentagem de veículos pesados, e onde os congestionamentos são frequentes. Esse cenário resulta numa dificuldade acrescida no acesso ao Visconde de Salreu nas duas entradas possíveis para quem circula na EN109. Para além disso, a ausência de passeios implica sérios riscos para os peões. A solução adoptada Perante a necessidade de uma maior fluidez de trânsito e maior segurança rodoviária melhorando-se os acessos sul e norte à unidade hospitalar, a Câmara Municipal projectou a nova Variante ao Hospital, concretizando uma velha reivindicação da população. Será criada uma intersecção giratória, definida por duas ilhas separadoras de entrada e uma ilha central de formato alongado, de modo a abranger as duas intersecções existentes. Os trabalhos incluem a demolição e reconstrução de muros, a construção de passeios, a drenagem de águas pluviais, o reforço do pavimento existente e outros trabalhos acessórios, tais como, a instalação de iluminação pública. O plano de integração paisagística prevê a plantação de novas espécies arbóreas e o abate de 7 árvores, uma vez que colidem com o novo traçado da via, mantendo-se os restantes 22 exemplares. A plantação de 9 novos exemplares dará continuidade à alameda já existente na entrada da Vila de Estarreja. Na entrada sul do Hospital, serão substituídos 5 a 6 plátanos por bétulas. Trânsito condicionado durante as obras Em algumas fases dos trabalhos, a circulação automóvel irá ser feita de forma alternada, pelo que a Câmara Municipal aconselha os condutores locais a evitarem a EN 109 e a optarem pelo interior da Freguesia de Salreu. A A1 será a melhor alternativa para o tráfego automóvel de média/longa distância. A Autarquia apela à compreensão dos utentes da via durante a realização das obras.