CICLO DE ABERTURA DA NOVA BIBLIOTECA: ÀS QUINTAS É "HORA DO CONTO"

quinta, 04 de novembro 2004

Pela primeira vez, a colorida sala da “Hora do Conto” encheu-se de crianças. Os pequenos rostos revelavam alguma ansiedade até ao momento em que entrou o protagonista da história, o Lobo. Então, todos prestaram atenção ao desenrolar da narrativa. O programa da Biblioteca Municipal de Estarreja elegeu como tema geral “Um livro, uma caixa de surpresas”, com o intuito de despertar os mais pequenos para a importância do livro. Nesta fase, os alunos do Ensino Pré Primário podem assistir à dramatização do conto “Um Lobo Culto”. A turma do Pré-Escolar da Escola do Mato, Avanca, inaugurou o espaço infantil. Vitória, 5 anos, gostou da “história porque o lobo era bom”. Terminada a “Hora do Conto”, as crianças ocuparam a sala de leitura da Secção Infanto – Juvenil da Biblioteca onde folhearam variados livros. “Gosto dos livros, são interessantes e descubro muitas coisas”, exprimiu a menina sem tirar os olhos das páginas vivas e alegres. Educadamente, a Vitória deu por encerrada a conversa dizendo que “vou ler outro livro”. Tal como a Vitória, as restantes crianças estavam “radiantes”, sublinhou a Educadora de Infância, Isabel Correia. “Achei óptimo, é uma boa iniciativa. Nesta altura, estamos precisamente a começar a trabalhar nas histórias”. Esta manhã, o Presidente da Câmara Municipal, José Eduardo de Matos, também esteve entre o público e entregou à escola um livro de Sophia Mello Breyner. Antes do conto, a turma visitou a nova Biblioteca. As crianças têm ainda direito a um diploma de participação. Mais logo, pelas 15H00, é a vez da turma dos 3 anos da Fundação Benjamim Dias Costa, Avanca, ouvir o Lobo e os seus amigos da quinta. Esta acção foi planeada em articulação com os Agrupamentos Escolares e com as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do Concelho. Agora, todas as quintas feiras, as escolas e IPSS passarão pela “Hora do Conto”, na nova Biblioteca Municipal de Estarreja.