ORÇAMENTO PARA 2005: BALANÇO AO CICLO DE REUNIÕES NAS FREGUESIAS

quinta, 11 de novembro 2004

O Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo de Matos, terminou o ciclo de reuniões abertas nas Freguesias do Concelho onde procurou aferir das necessidades e ambições dos seus representantes e habitantes. A auscultação surge no âmbito da elaboração do Plano de Actividades Municipais e Orçamento para 2005 tratando-se de uma avaliação às reais carências das populações. Integra-se ainda numa política de aproximação ao Munícipe e às Freguesias. Na opinião do Presidente do Município, atendendo à existência do Plano Plurianual de Investimentos 2004/2007 – que engloba todos os objectivos a prosseguir pela Autarquia, bem como os respectivos programas, projectos, acções e investimento previsto para cada um dos quatro anos – os pedidos apresentados revelam-se como uma continuidade das ideias de força daquele documento assente nos princípios do desenvolvimento sustentado. O saneamento básico e a beneficiação de arruamentos voltam a aparecer no topo das intenções de investimento. “As reuniões nas Juntas permitiram actualizar as prioridades em cada Freguesia, enriquecendo o documento final e adequando-o às realidades e necessidades locais”, avalia José Eduardo de Matos. “Com esses pedidos torna-se agora possível cruzar com os procedimentos já em curso e as disponibilidades financeiras, assegurando o desenvolvimento integrado do Município”. O Plano de Actividades Municipais e o Orçamento para 2005 encontram-se numa fase adiantada de elaboração, tendo vindo a decorrer regulares reuniões de uma equipa multidisciplinar de executivos e técnicos. Os documentos serão apresentados em reunião de Câmara para que em Dezembro possam ser submetidos à análise pela Assembleia Municipal.