PARQUE MUNICIPAL DO ANTUÃ: OBRAS COMEÇARAM

segunda, 15 de novembro 2004

No próximo ano, os Estarrejenses podem usufruir de um espaço de desporto e lazer junto ao Rio Antuã. A Câmara Municipal de Estarreja deu início às obras do Parque Municipal do Antuã. O valor global da obra, incluindo construção, aquisição de terrenos e projecto, está orçado em 1,5 milhões de euros. O prazo de execução é de 10 meses. Este é o primeiro Parque de Lazer Urbano do Município que vai oferecer aos habitantes do Concelho um local de lazer e recreio até agora inexistente. “Trata-se de um projecto fundamental para a qualidade de vida dos cidadãos”, refere o Presidente da Câmara, José Eduardo Matos. O Autarca lembra que “estamos a concretizar uma ambição que atravessou todos os executivos municipais, mas nunca passou do papel” garantindo que “ao terceiro executivo é de vez. O Parque será uma realidade em 2005". A requalificação do espaço localizado entre a zona urbana da Vila de Estarreja e o leito do Rio Antuã, numa área de intervenção de 4,6 hectares, é a meta a alcançar. A Estrutura Verde Urbana e Zona de Desporto e Lazer a implementar vai melhorar o ambiente urbano e valorizar as margens do Rio Antuã ao mesmo tempo que aproxima os estarrejenses da envolvente ribeirinha. “Estamos a devolver o Rio aos Munícipes e a aproximar a futura Vila de Salreu à zona urbana do Centro de Estarreja”, afirma José Eduardo de Matos. Esta zona até agora desaproveitada vai interligar as Freguesias de Salreu e Beduído e, simbolicamente, unir o sul e o norte do Concelho. Pelas diferentes estruturas que o constituirão, o Parque passará a ser um dos pontos principais de visita por parte dos Munícipes. Será composto por Praça, Parque Infantil, Skate Park, Café/Esplanada, Área de Estacionamento, Circuito de Manutenção, Plataforma Pedonal sobre o Rio, Espelho de Água, Espaços Verdes e Iluminação. Com esta intervenção, a entrada sul para a Piscina Municipal de Estarreja, pela Avenida 25 de Abril, será fechada ao trânsito automóvel. Os utentes deverão aceder à Piscina pela entrada alternativa, ou seja, pela zona do parque de estacionamento do Pavilhão Municipal. A Câmara apela à compreensão e colaboração dos Munícipes.