PROVAS DE ATLETISMO DE ESTARREJA ENTRE AS PRIMEIRAS

segunda, 13 de dezembro 2004

A I Milha Prof. Egas Moniz foi considerada a melhor milha urbana da época 2003/04 pela Associação de Atletismo de Aveiro (AAA). O relatório final de Provas de Estrada, Corta – Mato e Montanha coloca a prova de Avanca no topo da lista. O 19º Grande Prémio de Estarreja é também uma das provas de referência a nível distrital. De um modo geral, a AAA considera que “todas as organizações têm vindo a melhorar as suas provas, facto que demonstra um certo interesse em dar uma excelente imagem do atletismo que queremos no nosso distrito”. A estreia da AJA – Associação de Jovens de Avanca na organização de provas de atletismo não podia ter corrido melhor. Apoiada pela Câmara Municipal de Estarreja, a I Milha Prof. Egas Moniz realizou-se em Avanca, em Maio deste ano, reunindo 308 atletas. Num universo de 6 provas do género, a milha de Avanca somou 122 pontos colocando-se no primeiro lugar da lista distrital. O relatório da AAA faz uma avaliação a um conjunto de características das provas, tais como, o percurso, estrutura de apoio, organização geral, arbitragem e nível de atletas. A AJA já reagiu a esta classificação. “Só é possível graças aos apoios da Câmara Municipal de Estarreja, Associação de Atletismo de Aveiro, Junta de Freguesia de Avanca e todas as empresas privadas que nas demais formas nos apoiaram e fizeram desta 1ª Milha a melhor do Distrito”. A direcção da AJA e o núcleo de atletismo “estão cientes da responsabilidade que esta classificação lhes incumbiu, mas a resposta será fazer mais e melhor na próxima edição da Milha Prof. Egas Moniz. Para tal contamos com o apoio das mesmas entidades que, este ano, nos ajudaram a realizar este excelente trabalho”. No que diz respeito aos Grandes Prémios, estão em causa 28 provas distritais. O 19º Grande Prémio de Atletismo de Estarreja conseguiu uma classificação geral de 116 pontos e fica entre o grupo dos primeiros. Está em 5º lugar, empatado com os Grandes Prémios de Cesar e de Mozelos. A competição tem organização do Centro Recreativo de Estarreja, com o apoio da Câmara, e reuniu 802 atletas no início deste ano. Os pareceres positivos da AAA às provas realizadas em Estarreja demonstram a importância que a modalidade assume no Concelho.