MEDIDAS CONTRA A SECA E DE PREVENÇÃO

sexta, 05 de agosto 2005

O Município de Estarreja partilha das preocupações nacionais quanto à seca e vem trabalhando no sentido de implementar medidas preventivas, encontrar alternativas e reforçar a colaboração dos Cidadãos. Não estando prevista qualquer dificuldade no abastecimento de água por parte do Sistema Intermunicipal do Carvoeiro, importa contudo tomar algumas medidas, especialmente no que toca ao abastecimento das viaturas dos Bombeiros Voluntários, em caso de incêndio. A Câmara Municipal de Estarreja faz ainda um apelo aos Munícipes para pouparem água e deixa algumas dicas simples mas com grades repercussões futuras. 1. Um duche de 15 minutos gasta cerca de 240 litros de água. Se fechar a torneira enquanto se ensaboa e diminuir o tempo do duche para 5 minutos diminui o consumo para 80 litros. 2. Ao escovar os dentes durante 5 minutos com água a correr, gasta, em média 45 litros de água. Use um copo e feche a torneira para reduzir o desperdício. 3. Um terço da água que se gasta em casa é proveniente das descargas de autoclismo. Se colocar uma garrafa de 1,5 litros dentro do depósito, a capacidade diminui. 4. Deixe os talheres e pratos de molho dentro da pia antes de lavar. E não deixe a torneira aberta enquanto os ensaboa. Estará a economizar 100 litros de água. 5. Utilize a máquina de lavar louça apenas quando estiver cheia. 6. Convém encher bem a máquina de lavar roupa. No caso de não haver roupa suficiente escolha o programa de “meia carga”. 7. Lave o carro com a ajuda de uma esponja e de um balde e evite passar horas com a mangueira a correr. Regue o jardim ao fim do dia ou durante a noite.