INAUGURAÇÃO DA UNIDADE DE SAÚDE DE PARDILHÓ

segunda, 01 de agosto 2005

As condições de atendimento melhoraram de forma significativa para 4800 utentes. A nova Unidade de Saúde de Pardilhó está a funcionar desde o dia 11 de Julho na Quinta do Rezende. Para trás fica um edifício, cedido por largos anos pela Junta de Freguesia, sem as mínimas condições de conforto e qualidade. O investimento de 355 mil euros foi comparticipado em 59,90% pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro. Lançada em 2003, a obra tinha um prazo previsto de um ano que acabou por ser dilatado devido ao elevado estado de degradação do palacete brasileiro, de meados do século passado, que obrigou à demolição do edifício e construção de raiz, mantendo-se a traça original. A Unidade de Saúde é uma verdadeira réplica da casa apalaçada de António Joaquim Rezende (1861 – 1942), que emigrou para o Brasil onde enriqueceu. Não esqueceu a terra natal e foi adquirindo diversas propriedades em Pardilhó, entre as quais, a Quinta do Salgueiro, que comprou a Egas Moniz, dando-lhe o povo o nome de Quinta do Rezende. Sem filhos, o casal Rezende doou em 1940 a propriedade à Misericórdia de Estarreja. Em 1993, os emigrantes radicados nos Estados Unidos suportaram os 20 mil contos destinados à aquisição da Quinta do Rezende que passou a pertencer a Pardilhó, em nome da Junta. O Centro Paroquial foi a primeira obra a concluir-se, assim como foi renovada a Capela de Santo António. Actualmente, está em fase de construção o Lar de Terceira Idade da Associação da Quinta do Rezende. Além da Unidade de Saúde, a Casa vai acolher, futuramente, um Pólo da Biblioteca Municipal no primeiro andar. Para completar este complexo social, a Câmara está a preparar os arranjos exteriores, na perspectiva de aí vir a existir um parque de lazer.