COMPUTADOR E INTERNET EM TODAS AS SALAS DE AULA

quinta, 11 de agosto 2005

Um computador, internet e conteúdos multimédia em cada sala de aula. É a meta a cumprir pela Câmara Municipal de Estarreja que se candidatou ao Programa de Desenvolvimento Educativo para Portugal – PRODEP III, no âmbito das medidas “Apetrechamento informático de Escolas e ligação à Internet e Intranets” e “Conteúdos Multimédia Educativos”. A Autarquia tem em curso a instalação de um computador e uma impressora multifunções, respectiva ligação à rede local e Internet em cada uma das salas de aula das Escolas Básicas do 1º Ciclo do Concelho, num total de 60 salas que também serão dotadas com CD-ROM’s educativos. Para além destes investimentos, a Câmara vai ainda instalar em todos os estabelecimentos de ensino redes internas, possibilitando que todos os computadores existentes na Escola estejam em rede e tenham acesso à Internet. No próximo ano lectivo, as TIC – Tecnologias da Informação e Comunicação passarão a fazer parte do dia-a-dia de 1400 crianças. Com este passo, a Câmara abre as portas da sociedade de informação a alunos e professores, sublinhando a sua importância no desenvolvimento de uma cultura científica e pedagógica, e apoia a aquisição de conteúdos multimédia de qualidade dotando as escolas de instrumentos que possibilitem a integração das TIC no processo de aprendizagem. PRODEP III – Programa de Desenvolvimento Educativo para Portugal Medida 9 – Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) Acção 9.1 – "Apetrechamento Informático de Escolas e Ligação à Internet e Intranets" Objectivo: 60 computadores e 60 impressoras multifunções em cada sala de aula. Investimento: 66.000 Euros Comparticipação comunitária FEDER: 45.000 Euros Comparticipação Município de Estarreja: 21.000 Euros   Acção 9.2 – "Conteúdos Multimédia Educativos" Objectivo: Aquisição de um pacote de nove títulos multimédia educativos (CD-ROM´s), num total de 60 conjuntos de nove títulos. Investimento: 11.245,98 Euros Comparticipação comunitária FEDER: 8.434,48 Euros Comparticipação Município de Estarreja: 2.811,50 Euros Áreas temáticas: Língua portuguesa, matemática, ciências da terra e da vida e tecnologia.