VEIRENSES PODEM PEDIR A LIGAÇÃO AO SANEAMENTO

quinta, 15 de setembro 2005

A Ribeira de Veiros serviu de pano de fundo ao acto simbólico de ligação da Freguesia ao Saneamento. Com a conclusão da empreitada de construção das infraestruturas de saneamento e com a ligação efectuada o ano passado na Urbanização da Póvoa de Baixo, a Freguesia passa a ter uma cobertura total de 95%, abrangendo 2500 habitantes. As obras levaram dois anos e consumiram um investimento de 3.042.775,20 euros. “As descargas (de esgotos) têm que acabar”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo de Matos, realçando que agora cabe aos Veirenses solicitar a ligação à rede. O mesmo pedido foi feito pelo Presidente da Junta de Freguesia de Veiros. Dirigindo-se à população, José Fernando Henriques disse que “se aderirem o dinheiro foi bem gasto. Os resíduos serão tratados para que no futuro os nossos terrenos estejam melhores”. O cenário actual, com os esgotos a poluir “as terras e os pinhais, não é qualidade de vida”, referiu. A solução para o problema está agora ao alcance dos Habitantes de Veiros. Por isso “esta é uma estrutura fundamental e trata-se do maior investimento alguma vez feito na Freguesia”, adiantou José Eduardo de Matos. “Estamos a actuar nestas questões para que a Ria fique mais próxima”. Nesse espírito também se enquadra a recente beneficiação da Rua de Santo António, que serve de acesso à Ribeira de Veiros. A ligação à laguna sai reforçada. Querendo desde já contribuir para a melhoria ambiental da sua Freguesia, Honorina Silva, 75 anos, diz que “tenho tudo preparado para a ligação ao saneamento que me está a fazer muita falta”. E os motivos são óbvios. “A fossa não é a melhor solução”. Os Veirenses podem solicitar informação junto do GAME - Gabinete de Atendimento ao Munícipe de Estarreja, nos Paços do Concelho.