COMEÇAR O ANO NUMA NOVA ESCOLA: JARDIM DE INFÂNCIA DE PARDILHÓ

sexta, 16 de setembro 2005

Os Encarregados de Educação dão nota positiva ao novo Jardim de Infância de Pardilhó inaugurado durante a sessão oficial de Abertura do Ano Lectivo no Concelho que decorreu na EBI – Escola Básica Integrada de Pardilhó, por iniciativa da Câmara Municipal. “É um espaço 5 estrelas para ela frequentar”, diz Paula Santos, mãe da Beatriz que, com 5 anos, revela uma maior curiosidade pelo novo recreio apetrechado com parque infantil. O investimento de 300 mil euros permite a integração das crianças do Monte de Cima na EBI indo de encontro às reivindicações dos Encarregados de Educação. “Os Pais há muito tempo que andavam a bater à porta da Câmara que agora conseguiu concretizar o pedido”, lembrou Maria do Carmo Santos, Presidente do Conselho Executivo da EBI. Até aqui, “havia uma turma que não tinha lugar nesta escola que andou pelo Monte de Cima, pelo Centro da Freguesia e depois funcionou numa sala” da própria EBI. Esses tempos foram relembrados pela mãe de Lucas que, no seu último ano do pré-escolar, vai frequentar uma escola com qualidade. O espaço “está óptimo para as crianças, nem se compara com o que existia”, disse Cecília Pinho. O edifício foi construído integrado no complexo da EBI. As 60 crianças, que vão frequentar o ano lectivo 2005/06, têm agora 5 novas salas (de aula e de actividades), vestiário, sanitários, incluindo para pessoas de mobilidade reduzida, e recreios coberto e descoberto. A Auatqruia investiu, desde 2002, no Parque Escolar do Município um total de 1,5 milhões de euros distribuídos por 17 escolas. Em projecto estão ainda mais sete intervenções. O edifício do 1º Ciclo da EBI de Pardilhó também será beneficiado com novo coberto, sanitários e construção de novas salas. Quanto ao 2º e 3º Ciclos da EBI aguardam a intervenção da DREC – Direcção Regional de Educação do Centro para obras de ampliação, nomeadamente a construção do Bloco Oficinal, cujo concurso público já decorreu esperando-se o início das obras. A DREC esteve representada pela responsável do Gabinete de Educação Pré Escolar. Ana Frias deu a sua opinião sobre o novo Jardim de Infância. “Gostei muito das instalações que cumprem a legislação em vigor. Esteticamente é um espaço bonito, para além de ser funcional e agradável para as crianças”.