AVANCA: ESCOLA DO MATO OFERECE CONDIÇÕES ÚNICAS

segunda, 26 de setembro 2005

Os alunos da Escola do 1º Ciclo do Mato, Avanca, têm uma escola completamente remodelada. A empreitada de reconstrução e ampliação do edifício sul do Complexo Escolar do Mato deu origem a novas salas, também direccionadas para as novas tecnologias, e a novos sanitários, incluindo para pessoas com dificuldades de mobilidade. Um antigo aluno nem queria acreditar na mudança. Aos 58 anos, Manuel Maria visitou o espaço que frequentou há 50 anos atrás. “Não era nada disto, está tudo diferente”. Conforto, luminosidade e modernidade são características que fazem parte do presente do edifício. E a colorida decoração dos espaços de lazer com sofás e ‘puffs’ dão à escola um ar mais informal e atractivo para as crianças. “Elas sentem-se bem e o rendimento escolar é melhor”, salienta a Coordenadora da Escola, Maria do Carmo. “O edifício foi muito bem restaurado. Todos os recantos foram aproveitados com muita mestria. Está muito luminoso e agradável”. Foram criadas novas salas onde funcionam a Biblioteca e as novas tecnologias. Antes, o espaço “era muito restrito”, lembra a professora. A cantina também foi remodelada, melhorando o espaço utilizado diariamente por uma centena de crianças. “A nova cozinha tem condições de higiene e está funcional”, avalia Maria do Carmo. Os arranjos exteriores tornaram “o espaço espectacular”. O complexo escolar serve uma população de 177 crianças. O investimento municipal atingiu os 373 mil €. A Autarquia decidiu, em articulação com os pais e professores, “preparar a escola para as novas tecnologias, criar acessos e sanitários para pessoas com deficiência e construir uma cozinha nova, cujo equipamento foi totalmente renovado”, explicou o Vereador da Educação, José Cláudio Vital. Além do mais, “o arranjo exterior era há muito tempo pretendido pela comunidade escolar”.