PROJECTO DE COMPOSTAGEM DA ESCOLA DO ROXICO RECEBE PRÉMIO

segunda, 03 de outubro 2005

A Câmara Municipal de Estarreja desenvolveu, no ano lectivo 2004/05, o projecto “Compostagem Escolar” envolvendo 8 escolas do 1º Ciclo: Agro, Laceiras, Canelas, Mato, Paço, Pinheiro, Roxico e Terra do Monte. Por ter apresentado o melhor projecto, quer a nível de compostagem quer ao nível da aplicação do composto, a Escola do Roxico, Freguesia de Fermelã, recebeu um prémio, um computador que o Presidente da Câmara Municipal, José Eduardo de Matos, entregou na última quinta feira, dia 29. Todas as 34 crianças do estabelecimento de ensino colaboraram. “Criámos uma horta na sala, outra horta exterior e um jardim de cheiros”, explicou a Educadora de Infância, Vanda Félix. Nas experiências dentro da sala de aula, os alunos observaram o processo de geminação e “com a terra fertilizada ainda plantámos manjericos” num projecto que foi sendo desenvolvido durante todo o ano. O trabalho serviu para sensibilizar as crianças e a comunidade para a importância da compostagem doméstica, ajudando a recuperar práticas tradicionais de reaproveitamento da matéria orgânica presente nos resíduos domésticos. Os alunos realizaram a compostagem de resíduos orgânicos, algumas experiências na sala de aula que lhes permitiram entender melhor os processos. O composto produzido foi aplicado em espaços verdes da escola. O processo é-nos explicado pelo Américo, de 8 anos. “Colocámos paus, legumes, palha e restos de comida no compostor e utilizamos o estrume nos jardins”. Sobre a importância da compostagem, o aluno diz que assim “fazemos menos lixo o que é importante para o Ambiente”. Fazendo um balanço ao trabalho realizado, a Educadora de Infância considera que “valeu a pena porque os miúdos registaram tudo e aprendem a ser críticos”. Os ensinamentos sobre os “cuidados a ter com o lixo”, a todos os níveis, foram ainda complementados com o “ecoponto que a Câmara Municipal ofereceu e que eles utilizam”, conta Vanda Félix. As novas gerações passam a respeitar o Ambiente e a participar activamente em sua defesa. Cada Estarrejense produz, em média, cerca de 1 kg de resíduos sólidos urbanos por dia, dos quais cerca de 30% são matéria orgânica. Esta fracção do lixo pode, com relativa facilidade, ser transformada em composto, um adubo de excelente qualidade. Em simultâneo, dinamiza-se e incentiva-se a separação de outras componentes dos resíduos domésticos (embalagens de plástico, metal e vidro e pilhas) com vista à sua reciclagem.