IDOSOS MOVIMENTAM-SE COM ALEGRIA

quinta, 27 de outubro 2005

As terças são aguardadas com ansiedade. As terças significam movimento e convívio. Às terças os utentes das seis instituições da terceira idade do concelho têm encontro marcado no Pavilhão Municipal de Estarreja. Semanalmente, cerca de uma centena de idosos dos lares e centros de dia vão às aulas de ginástica geriátrica, um programa da EMDE – Escola Municipal de Desporto de Estarreja implementado há dois anos. A dinâmica de deslocar os idosos ao pavilhão “é óptima. Eles saem de casa e estavam desejosos por começar”, disse Ema Costa, responsável pela Animação na Santa Casa da Misericórdia de Estarreja, no primeiro dia de aulas dedicadas à Terceira Idade. A instituição “tem participado sempre” nas iniciativas da EMDE, marcantes para os utentes seja pelo exercício, seja pelo convívio. Ema Costa acrescenta que esta é uma forma de se encontrarem e relacionarem com outras instituições. Tarefas simples de movimentação articular e muscular preenchem estas aulas. Manuel Teixeira, utente da Associação Humanitária de Salreu, com 92 anos, cumpriu na íntegra o circuito de actividades preparado pelos 4 professores da EMDE. No final, disse que esta iniciativa “ajuda-nos muito”. Na sua opinião, o programa dedicado à Terceira Idade, “está bem feito porque damos um passeio e anima a gente. Faz bem à saúde e a tudo”, exclamou. Para além da ocupar o tempo, estas aulas ocupam a mente. “Assim não pensamos noutras coisas”, conclui. Sobre as vantagens do exercício, Maria Martins Dias, utente do Lar Vida Nova de Pardilhó, com 83 anos, diz que “faz bem a todas as idades, e aos idosos ainda faz melhor para não acamarem”. Apesar de alguns problemas ósseos, Maria Dias mostra-se receptiva a movimentar-se e fá-lo com um sorriso estampado no rosto. “Sempre que posso venho e gosto”, afirma. A força de vontade é também uma das qualidades de Maria Domingues, 89 anos (na foto). Esta utente da Santa Casa não perde uma iniciativa da EMDE e já ganhou o hábito de fazer exercício com regularidade usufruindo dos seus benefícios. “Gosto muito porque sinto-me bem e estou sempre bem disposta”.