ACÇÃO SOBRE A LITERATURA PARA A INFÂNCIA

segunda, 12 de dezembro 2005

"DEZ REIS DE GENTE... E DE LIVROS, a literatura para a infância" é o tema da acção a decorrer na Biblioteca Municipal de Estarreja, nos dias 15 e 16 de Dezembro, das 9H às 17H. A concepção e realização da iniciativa está a cargo de Sara Reis da Silva, da Universidade do Minho. Esta acção destina-se a animadores sócio-culturais; bibliotecários; educadores de infância; professores do ensino básico e técnicos de biblioteca. Serão aceites um número de participantes mínimo de 10 e máximo de 25. A acção terá uma duração de 14 horas (divididas por dois dias). A participação é gratuita. METODOLOGIA A acção possuirá uma dimensão marcadamente teórico-prática. Paralelamente, à exposição de alguns aspectos de natureza conceptual atinentes ao conceito e às peculiaridades da literatura para a infância, proceder-se-á à análise de um corpus textual contemporâneo. Divulgar-se-ão diversos textos, sendo sugeridas pistas de leitura e de reflexão partilhada que promovam uma análise sistemática, do ponto de vista ideotemático e estilístico. Procurar-se-á, abordar técnicas de animação de leitura. OBJECTIVOS Apresentar um panorama histórico da literatura para crianças em Portugal. Divulgar autores, textos, géneros, orientações, tendências e características representativos da actual produção literária destinada à infância. Distinguir os recursos técnico-expressivos e as estratégias textuais adequados à competência literária dos leitores infantis. Fornecer "instrumentos" teóricos e metodológicos de selecção e diferenciação de textos literários para a infância considerados "inovadores e criativos". Promover saberes e compe-tências de análise textual, que permitam uma interpretação crítica da obra literária. Debater o papel da literatura e dos livros para a infância. Conceber a literatura para a infância como recurso potencia-lizador de um adequado desenvolvimento de uma competência literácita. Estabelecer pontos comuns entre os textos divulgados/analisados. Trabalhar estratégias de animação de leitura. CONTEÚDOS 1. Literatura para a infância (enquadramento genérico): 1.1 Breve abordagem da História da literatura para crianças em Portugal; 1.2 A actual produção literária para a infância: 1.2.1 Autores e textos; 1.2.2 Géneros, tendências e características; 1.3 Papel e funções do livro, da leitura e da literatura infantil. 2. O corpus literário para a infância (algumas aproximações): 2.1 Do conto tradicional às formas narrativas contemporâneas (o conto, o livro ilustrado e os álbuns); 2.2 A poesia para crianças. 3. Técnicas de análise textual: 3.1 Estratégias discursivas e recursos técnico-expressivos; 3.2 Texto verbal vs texto icónico; 3.3 Estratégias de animação da leitura. FOTO: ilustração de capa digitalizada do livro "Histórias Tradicionais Portuguesas ilustradas por António Modesto"