SELECÇÃO DE TRIPULANTES PARA O PROJECTO SABIÁ

segunda, 19 de dezembro 2005

Em cada etapa de dois meses do roteiro marítimo do Projecto Sabiá poderão participar 16 estudantes do ensino superior de idades compreendidas entre os 18 e os 25 anos e outros tantos deficientes mentais entre 18 e 40 anos. Alguns dos estudantes universitários são patrocinados por câmaras municipais, num programa de mecenato intitulado O Bando de Fernão Capelo Gaivota. O mecenato de um aluno ascende a 5 mil euros e a sua selecção passará por um concurso anunciado nos meios de comunicação locais sobre o tema Cidadania sem Fronteiras. Os candidatos terão que apresentar ao Projecto, através de uma forma de expressão própria, o modo como entendem o futuro da sua vida num mundo onde todos terão o seu espaço de produção e de usufruto do bem comum, independentemente das suas diferenças. Poderá ter a forma de um texto escrito em prosa ou verso, uma montagem fotográfica, um arranjo musical, uma execução artística, etc. Os trabalhos serão avaliados pela gerência do Projecto e outras entidades. Outros candidatos beneficiarão do mecenato de empresas locais e a sua selecção será efectuada do mesmo modo. Cada um dos participantes será, ao longo da viagem e depois dela, um elo de ligação entre a comunidade e a experiência pedagógica inovadora no qual vai participar. Os participantes contribuirão apenas com a soma de 300 euros para uma etapa de dois meses a bordo do veleiro – escola Fridtjof Nansen. As informações detalhadas sobre o Projecto Sabiá encontram-se no site do Projecto, www.projectosabia-veleiroescola.com. Os trabalhos do concurso deverão ser enviados para a gerência do Projecto, Rua Jornal de Estarreja, 233 3860-365 Estarreja ou em anexo para sabia_veleiroescola@hotmail.com. Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone 916 191 614 ou ainda a bordo do veleiro, atracado no Cais dos Bacalhoeiros, Gafanha da Nazaré, até à partida.