CARNAVAL ESCOLHE REI MEDIÁTICO: FERNANDO ROCHA DESFILA EM ESTARREJA

sexta, 06 de janeiro 2006

Este ano, ao lado dos mil foliões, que desfilam nas ruas do centro da Cidade, estará o humorista Fernando Rocha que assume o trono do Carnaval de Estarreja. São esperadas 20 mil pessoas para assistir aos corsos carnavalescos que se realizam nos dias 26 e 28 de Fevereiro com a presença de quatro Escolas de Samba e onze Grupos Apeados. É retomada a aposta numa figura célebre para Rei do evento. Conhecido pela sua participação no programa da SIC, “Levanta-te e Ri”, Fernando Rocha foi o escolhido devido a “um conjunto de factores”, adianta o presidente da Associação de Carnaval de Estarreja (ACE), Pedro Mendes, nomeadamente “tornar o Carnaval mais mediático e trazer mais visitantes a Estarreja”. Além do mais, o “perfil do Fernando enquadra-se no que pretendemos para o desempenho do papel de Rei do Carnaval” que desta vez vai interagir com o público durante os corsos. A chegada do soberano acontece no dia 18, no espectáculo de eleição da Rainha. O percurso do desfile mantém-se no centro da Cidade de Estarreja estando a “ser estudadas pequenas alterações”, refere Pedro Mendes. O preço dos ingressos será de 5 euros e valor das bancadas oscila entre os 2,5 e os 4 euros. Estão previstos 2 mil lugares sentados. Uma semana antes do Entrudo, no dia 19, sai à rua o Carnaval Infantil, uma organização da Câmara Municipal de Estarreja (CME). A personagem interpretada por Carlos Alberto Vidal, “O Avô Cantigas” conserva a coroa. O Rei dos foliões mais pequenos dará um espectáculo após o desfile. As entradas para o Carnaval Infantil serão livres, com excepção das bancadas cujo preço terá um valor simbólico. Para as noites do Carnaval, Pedro Mendes promete surpresas e diz que “é uma boa programação com algumas novidades e melhorias em relação ao ano anterior”. A tenda, instalada na Praça Francisco Barbosa e que deu resultados negativos em 2005, deixa de ser o palco das festas da ACE que passam a acontecer no armazém da Sorepane, na Arrotinha. ORÇAMENTO DE 130 MIL EUROS A ACE aprovou, a 29 de Dezembro, o Orçamento para o Carnaval de 2006. Este ano, o evento irá absorver uma verba que ronda os 130 mil euros. O documento foi aprovado em Assembleia-geral, por unanimidade, pelos grupos de Carnaval. Os principais objectivos da direcção eleita recentemente são “a estabilidade financeira e o crescimento do Carnaval de Estarreja”. O presidente da ACE, Pedro Mendes, garante que a redução do valor do Orçamento não terá implicações negativas na qualidade do principal cartaz de Estarreja. “Apesar do orçamento ser mais baixo, tal não representa uma diminuição da qualidade do nosso Carnaval, uma vez que a Câmara Municipal assume um papel preponderante na organização”. Além disso, o subsídio dos grupos irá manter-se. O bolo total destinado aos grupos ronda os 99 mil euros sendo esta a maior despesa a desembolsar pela ACE. A bilheteira é a principal fonte de receitas estimando-se uma entrada de 70 mil euros. A Câmara assegura um subsídio de 30 mil euros e o pagamento do cachet do Rei (6050 euros). O contrato-programa a celebrar entre a Câmara e a ACE pretende “estabelecer uma melhor definição de tarefas entre as partes, obtendo-se uma gestão mais rigorosa” e visa “a responsabilização acrescida das tarefas de cada uma das entidades, o que permite um maior controlo e rigor de todo o processo, como é objectivo comum dos responsáveis”, refere a proposta da Câmara referente ao apoio financeiro a atribuir à ACE e que foi aprovada em reunião camarária. O Presidente da ACE explica que “o apoio da CME concretizar-se-á, conforme protocolado, no assumir de algumas situações, que não só retiram encargos à ACE, como ainda simplificam o trabalho da ACE, na medida em que teremos mais tempo para nos debruçarmos sobre os grupos e a organização do próprio desfile”. A 52 dias do Carnaval, o desígnio final é “conseguir elevar, uma vez mais, o nome de Estarreja, dignificar a terra onde vivemos e criar condições aos grupos, associações e estabelecimentos de ensino para que continuem a participar e a crescer com o Carnaval de Estarreja”.