Estarreja adere ao Dia Europeu Sem carros

quarta, 14 de agosto 2002

Pela primeira vez, Estarreja marca presença no Dia Europeu Sem Carros, afirmando o novo executivo também deste modo a diferença no tocante à acção ambiental e à imagem do concelho. Estarreja é um dos cinco municípios do distrito de Aveiro, e uma das poucas vilas do país, que participam no Dia Europeu Sem Carros. O Dia Europeu Sem Carros, que se realiza a 22 de Setembro, tem uma importância emblemática para as vilas e cidades que aderem a esta iniciativa, uma vez que permite a cada uma das autarquias empenhar-se em dar a conhecer os seus centros históricos, circuitos ambientais, proporcionar momentos de lazer e de encontro de cidadãos. Neste sentido a Câmara Municipal de Estarreja vai lançar algumas acções de ordenamento rodoviário e levar a cabo iniciativas de âmbito ambiental e lúdico, que visam proporcionar ao munícipe um maior contacto com meios de transporte alternativos, de forma a descobrirem os prazeres da vila sem carros e a beleza natural do concelho, afinal o terceiro em área lagunar do distrito de Aveiro. Pela primeira vez podem os Estarrejenses no Dia Europeu Sem Carros desfrutar livremente do centro histórico da sede do concelho sem se assustarem com buzinas, sem se incomodarem com o barulho automóvel e sem se preocuparem com os carros, enquanto se divertem, por exemplo de bicicleta, aproveitando as óptimas condições naturais das sete freguesias, todas tocadas pela Ria de Aveiro. O dia 22 de Setembro, Dia Europeu Sem Carros, encontra-se inserido na Semana Europeia da Mobilidade, co-organizado pelo Instituto do Ambiente e pelas Câmaras Municipais do país. Este dia tem o apoio da Secretaria de Estado da Educação; da Secretaria de Estado da Juventude e Desporto; Ministério das Cidades; Secretaria de Estado dos Transportes, entre outros. Esta iniciativa tem como principal objectivo consciencializar os cidadãos comunitários para a necessidade da recuperação da qualidade ambiental das vilas e cidades do velho continente. Uma série de acções serão levadas a cabo a nível nacional com o objectivo de proporcionar aos munícipes oportunidades para se deslocarem a pé, de bicicleta, ou utilizarem transportes públicos, em vez do automóvel privado; chamar a atenção para os esforços feitos localmente, no sentido de se caminhar para as políticas de transporte urbano sustentável, e ainda promover a intermobilidade; entre outros. No dia 22 de Setembro todos os Estarrejenses podem desfrutar livremente da animação e actividades que se vão centrar na sede do concelho, sendo este o local ideal para trazer a família no primeiro Domingo de Outono. Estarreja sem carros: uma forma diferente de viver a Vila e de conhecer a natureza do concelho.