HOMENAGEM A CASIMIRO TAVARES

segunda, 30 de janeiro 2006

No último sábado, a Câmara Municipal de Estarreja inaugurou a Rua Dr. Casimiro Tavares, assinalando o 11º aniversário do seu falecimento. Como forma de homenagear o antigo autarca, deputado e dirigente associativo, a Câmara Municipal decidiu atribuir o nome do Dr. Casimiro Tavares ao novo arruamento que liga a Avenida 25 de Abril ao antigo posto da GNR e que passa em frente à Praça do Município, nas traseiras do Edifícios dos Paços do Concelho. A sessão de descerramento da nova placa toponímica, junto ao antigo Posto da GNR de Estarreja, foi presenciada por dezenas de pessoas, entre as quais, amigos e familiares de Casimiro Tavares. Foi com emoção que a esposa, Maria Isabel Tavares, viveu esta homenagem que reconhece a importância do estarrejense falecido em 1995. O Presidente da Câmara, José Eduardo de Matos, referiu que este é "um acto de justiça, 11 anos depois do falecimento do Dr. Casimiro Tavares, cuja memória e nome devem constituir um exemplo para todos nós". Satisfeito com este gesto estava também Alcides Esteves, Presidente da Assembleia Municipal de Estarreja, que se referiu à homenagem como "um acto mínimo de justiça pública para com a memória deste grande estarrejense". A Associação dos Antigos Alunos do Externato D. Egas Moniz Escola Secundária de Estarreja aproveitou a data para realizar o seu encontro anual uma vez que Casimiro Tavares foi sócio fundador da Associação de antigos alunos e o seu primeiro presidente, havendo mesmo um prémio anual com o seu nome. CASIMIRO TAVARES Casimiro da Silva Tavares nasceu na freguesia de Beduído, concelho de Estarreja, a 29 de Janeiro de 1933 e faleceu a 24 de Janeiro de 1995, em Pardilhó, quando em representação da Santa Casa da Misericórdia de Estarreja, participava numa conferência sobre “Exclusão Social”, presidida pelo Bispo de Aveiro, D. António Marcelino. Advogado de profissão e com escritório em Estarreja, Casimiro Tavares desempenhou os seguintes cargos: Presidente do Conselho Municipal; Vice Presidente e Vereador da Câmara Municipal; Presidente e deputado da Assembleia Municipal; Vice Presidente da Comissão Política Concelhia do CDS/PP; Deputado na Assembleia da República; Presidente do Conselho Municipal de Assistência; Presidente da Direcção e da Assembleia Geral da Casa dos Pobres; Presidente da Direcção da Casa do Povo de Estarreja; Presidente da Direcção e da Assembleia Geral da Associação Humanitária dos Bombeiros; Presidente do Rotary Clube de Estarreja: Membro eleito do Conselho Regional da Segurança Social de Aveiro; Presidente da Delegação da Ordem dos Advogados; Membro dos Conselhos Consultivos de Saúde do Hospital Distrital e da Fundação Benjamim Dias Costa; Director do Jornal “O Concelho de Estarreja”; Fundador, Presidente da Direcção e da Assembleia Geral da CERCIESTA; Fundador e Presidente da Direcção da Associação de Pais da Escola Secundária; Fundador e Presidente da Assembleia Geral da Rádio Voz da Ria; Fundador e Presidente da Direcção da Associação dos Antigos Alunos do Externato Egas Moniz e Escola Secundária de Estarreja; Fundador da Cegonha – Associação Ambientalista de Estarreja; Membro da Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia de Estarreja desde 28 de Dezembro de 1968, ocupando o lugar de Provedor desde 1982. No dia em que assumiu o cargo de Provedor da Santa Casa da Misericórdia disse: “Se acreditas na vida para além da morte, consagra-a aos pobres, aos necessitados, aos doentes, aos desprotegidos, aos que não têm nada… faz isso e verás o verdadeiro sentido da vida”.