CARNAVAL INCLUSIVO: "BIG CLUBE" VAI ANIMAR A ABERTURA DOS DESFILES

terça, 24 de janeiro 2006

Pela primeira vez na história do Carnaval de Estarreja, é estabelecida uma parceria com a Santa Casa da Misericórdia. O “BIG Clube”, do Projecto FAMÍLIA – Programa de Luta Contra a Pobreza de Estarreja, participa no Entrudo tendo honras de abertura dos desfiles infantil e adultos nos dias 19, 26 e 28 de Fevereiro. Duas dezenas de crianças e jovens do projecto de ocupação de tempos livres “BIG Clube”, que funciona no Bairro Social da Teixugueira, estão a receber formação na área da percussão e das artes circenses. A convite da Câmara Municipal, o Projecto HERMES, desenvolvido por jovens artistas, está a orientar o “BIG Clube” neste desafio. “Já o ano passado trabalhámos com eles e esta vai ser sua a primeira aparição pública. Vão-se sentir mais valorizados, afinal é o Carnaval da terra! Sempre estiveram na beira da estrada a ver e desta vez vão ter a oportunidade de participar”, explica o coordenador do projecto, Orlando Santos, no meio de uma aula agitada dedicada às andas. O entusiasmo dos formandos cria alguma balbúrdia mas a paciência do formador acaba por levar a melhor. “Tentamos não ser rígidos, queremos que eles se libertem aqui e não em casa pois muitas vezes os pais não os compreendem”. No início da terceira semana de formação, Orlando não tem dificuldades em fazer um balanço “muito bom, apesar de difícil e cansativo”. Pudera, a energia dos jovens é extenuante! Mas a satisfação do jovem, palhaço e animador de profissão, em trabalhar com estes menores renova-lhe forças. “Eles estão motivados porque gostam destas áreas”. E são momentos como estes que os animam. “Eles não têm o mesmo sorriso do que as outras crianças e jovens”. O grupo, que vai abrir o Carnaval Infantil e os corsos adultos, será composto por músicos com gaita-de-foles e instrumentos medievais e tocadores de caixas e bombos. A vertente de artes circenses inclui andas, “swings”, palhaço monociclista, marionetas, andas e malabarismo. Os fatos serão confeccionados no atelier de costura do “BIG Clube”. Orlando espera “uma boa reacção do público mas o fundamental é conseguir a motivação dos jovens e fazer com que acreditem neles próprios. O importante é tê-los a desfilar mas também queremos causar impacto e valorizar o Carnaval”. Na leitura do Vice Presidente da Autarquia, Abílio Silveira, a participação do “BIG Clube” no Carnaval de Estarreja é uma “componente interessantíssima de inserção social destas crianças” para além do “bom espectáculo que se pretende proporcionar na abertura dos corsos”. As vozes dos protagonistas Kátia Dias, 14 anos, Caixa “Vou tocar caixa. Ando na fanfarra dos Bombeiros há três anos e não é difícil. Estou a gostar. Se todos ajudarem um pouco vai correr bem nos desfiles. Esta é a terceira semana em formação e estamos a dividir as tarefas. São dias diferentes e os formadores são simpáticos. Vai ser a primeira vez que vou desfilar no Carnaval de Estarreja. É fixe e estou contente”. André Cardoso, 10 anos, Marioneta “Sim, estou a gostar. Não quero trocar de papel, este é fixe. Tinha escolhido as andas mas o Orlando disse para experimentar a marioneta. Está a ser fácil e vou conseguir. Esta vai ser a primeira vez que vou desfilar”. João Pinho, 12 anos, Andas “Já sabia andar de andas, não tenho medo. Se cair não passo do chão! No dia dos desfiles, não vou ter vergonha. Também gosto de bombo. É a primeira vez que participo no Carnaval”. “BIG Clube”, um espaço de Educação contra a Pobreza Em 2003, no âmbito do Projecto Família, foi criado o “BIG CLUBE”, um espaço dedicado a jovens com idades compreendidas entre os 10 e os 15 anos, com o objectivo de combater a pobreza e os comportamentos de risco através da Educação. O clube de ocupação de tempos livres para os jovens está equipado com recursos que visam o investimento na Educação, em áreas tão distintas como a leitura e a fotografia, a culinária e a economia doméstica, a pintura e os jogos tradicionais. Tendo como objectivo retirar os jovens da rua, esta intervenção abrange, actualmente, 20 jovens.