HÁ "MÚSICA NA ESCOLA": CONCERTO ESTE SÁBADO

quarta, 22 de março 2006

Cerca de 500 crianças entram agitadas no auditório principal do Cine Teatro de Estarreja para uma sessão com a Orquestra Filarmonia das Beiras. A vozearia termina mal irrompe uma voz suave. A animadora treina com os alunos do 1º ciclo “um grande silêncio” e explica a peça musical a interpretar, o “Carnaval dos Animais”, de Camille Saint-Saëns. Batem palmas para chamar a orquestra e o seu maestro e dá-se início ao concerto. O projecto pedagógico “Música na Escola” está em Estarreja para promover o contacto directo de 1400 alunos do 1º Ciclo com a música, a orquestra e os instrumentos. Desenvolvido pela Orquestra Filarmonia das Beiras, o programa pedagógico tem como objectivo a divulgação, sensibilização e formação do público infantil para a música. Fábio, da Escola do Barreiro de Além, 10 anos, tem participado na iniciativa. “Já conhecia alguns instrumentos, o violoncelo, a flauta, o piano, o violino, e já tinha assistido o concertos”. Nesta sessão, Fábio gostou particularmente da interpretação dos animais. “O Carnaval dos Animais” é uma das peças mais utilizadas em actividades de divulgação e sensibilização do público infantil e juvenil à música em geral e à música orquestral em particular. O carácter descritivo das peças, a variedade dos instrumentos, a evocação dos animais e o espírito bem disposto e satírico, são algumas das características que a tornam tão apelativa e apropriada nestas acções. A Orquestra encerra o projecto em Estarreja depois de uma tournée de seis semanas envolvendo milhares de crianças. “É um projecto de grande sucesso que teve a receptividade a que estamos habituados. Em concelhos onde é habitual virmos como o de Estarreja, as crianças já sabem para o que vêm e tem sido do agrado de todos”, afirma o Maestro António Vassalo Lourenço. Esta é uma “forma importante de eles contactarem com a música de orquestra através de uma peça interessante e divertida”. O projecto envolve acções pedagógicas e um concerto final. Hoje teve lugar no Cine Teatro a primeira sessão interactiva com a Orquestra. No sábado, 25 de Março, é realizado o concerto final destinado ao público geral. Pretende-se que crianças tragam as suas famílias, partilhando os conhecimentos adquiridos. 25 Março – Sábado – 21h30 – Orquestra Filarmonia das Beiras – “O Carnaval dos Animais”, de Camille Saint-Saëns – Programa para famílias Bilhetes [Entrada livre para crianças estudantes do 1.º ciclo. Entrada público geral: 2,5€ | Entrada com descontos cartão-jovem, cartão estudante, cartão sénior municipal e menores de 12 anos: 1,5€] Para se proceder ao levantamento da Oferta de Entrada para crianças estudantes do 1.º ciclo (sujeito a lotação da sala) deverá ser apresentado o respectivo Cartão de Estudante (conforme referido na Newsletter anteriormente enviada), ou o Vale entregue às crianças (por intermédio dos professores) nas sessões para escolas da Orquestra Filarmonia das Beiras, de quarta e quinta-feira. Informações Cine Teatro de Estarreja Rua Visconde Valdemouro 3860-389 Estarreja Tel.: 234 811 300 E-mail: cineteatro@cm-estarreja.pt Bilheteira: Segunda a Sexta-feira 9h30-13h|14h-17h30 + Uma hora antes do início dos espectáculos e meia hora antes das sessões de cinema. Reservas pelo Tel. 234 811 300. Levantamento das reservas até meia hora antes do início do espectáculo.