JOVENS (E NÃO SÓ) ADEREM AO CASTING NO CINE TEATRO

segunda, 03 de abril 2006

A paixão pela representação, pelo canto e pela dança levou dezenas de estarrejenses ao casting para a peça de teatro - ópera popular “O Auto da Fonte dos Amores”, que estará no Cine Teatro de Estarreja, em estreia nacional, nos dias 12 e 13 de Maio, no âmbito do FESTEATRO – Festival de Teatro de Estarreja. Candidatos dos 11 aos 75 anos, jovens na sua maioria, passam pelo palco durante esta segunda feira com o intuito de integrarem o elenco da peça. Arminda Oliveira, 75 anos, de Beduído, inscreveu-se pelo “convívio e pela diversão”. No fundo, e atendendo ao leque de idades, esta experiência serve também para “aprendermos uns com os outros”. Os participantes terão a oportunidade de aprender numa oficina de formação que decorrerá numa fase posterior. Enquanto aguardavam, os jovens iam ensaiando o que tinham preparado para apresentar na audição e o entusiasmo contagiava o átrio do Cine Teatro. Da freguesia de Avanca, Soraia Silva, com 15 anos, dava uns passos de dança para descontrair e diz adorar “a representação e a dança”. O autor (libreto e música) Carlos Clara Gomes orienta o casting e explica que este desafio pretende “lançar sementes e deixar uma esteira para outras produções”. Além disso, “também se cria público”. O autor valoriza “o parceiro local, o Cine Teatro de Estarreja, que abriu as portas a esta experiência”. Os candidatos “têm um leque bastante alargado de idades e estamos a ter uma resposta forte”, referiu esta manhã. O espectáculo musical é baseado no episódio histórico da paixão de Pedro e Inês de Castro com encenação de Graeme Pulleyn (ex-director do Teatro Regional da Serra de Montemuro). Carlos Clara Gomes acredita que este “trabalho desinteressado e apaixonado por parte do público vai deixar sementes”. Este espectáculo, a cuja produção se associou o Teatro da Trindade, é interpretado pela Companhia De Mente.