TÉCNICO DO AVANCA É AUTOR DE LIVRO SOBRE JOSÉ MOURINHO

terça, 04 de abril 2006

Um estarrejense assina o livro “Mourinho, Porquê tantas vitórias?”. Quatro jovens licenciados em desporto, Bruno Oliveira, Nuno Amieiro, Ricardo Barreto e o avancanense Nuno Resende, são os autores do manual que compila a metodologia revolucionária de treino e jogo do técnico eleito pela UEFA e pelo “L’Équipe” como o melhor treinador de 2004. Os autores tiveram a oportunidade de acompanhar o “mestre” em Leiria, Porto e Londres. José Mourinho facultou aos autores o acesso ao seu trabalho no Chelsea FC. E a cada treino, a cada resposta, a cada palavra, o treinador confirmou aos autores deste livro o que estes já sabiam: é um treinador diferente. E os autores acrescentam com convicção: diferente em tudo! Porquê? Porque aquelas que se pensava serem verdades absolutas no futebol, e particularmente no treino em futebol, afinal não o são, para José Mourinho. Nuno Resende nasceu em Avanca em 1976, licenciou-se em Desporto na FCDEF – UP, com especialização em Alto Rendimento – Futebol. Paralelamente à sua formação académica, exerceu funções técnicas no CD Feirense. Jogou futebol na AA Avanca e no CCR Válega. Realizou o curso de nível II da UEFA na Associação de Futebol de Aveiro. Actualmente exerce funções técnicas no escalão sénior da Associação Atlética de Avanca e é monitor da Escola Municipal de Desporto de Estarreja. A apresentação do livro, na última quinta feira, no Porto, contou com a presença do jornalista da RTP, Carlos Daniel, do comentador Luís Freitas Lobo e do ex-jogador internacional, Paulo Sousa. Revelando a chave do sucesso de José Mourinho como treinador de futebol, “Mourinho: Porquê tantas vitórias?”, em 4.ª edição em Portugal em apenas um mês (cerca de 17 mil exemplares vendidos), tem suscitado o interesse de várias editoras um pouco por todo o mundo. Os direitos da obra, editada em Portugal pela Gradiva, acabam de ser vendidos no Reino Unido por um valor recorde na venda de direitos de autores portugueses para o estrangeiro. A tradução para língua inglesa será publicada ainda este ano pela editora Century, pertencente ao grupo Random House, o maior grupo editorial do Reino Unido. A obra tem prefácio do neurocientista António Damásio, Director do Brain and Creativity Institute, University of Southern California, e apresentação de Rui Faria, treinador adjunto do Chelsea FC .