Em funcionamento há um ano

MAIS DE 25 MIL UTENTES ATENDIDOS NO GAME

sexta, 07 de abril 2006

O GAME – Gabinete de Atendimento ao Munícipe de Estarreja cumpriu um ano ao serviço dos munícipes. Desde a sua abertura a 30 de Março de 2005, registou mais de 25 mil atendimentos, assinalando uma afluência significativa. Os cinco postos de atendimento do GAME recebem uma centena de utentes por dia. A melhoria qualitativa do atendimento ao público esteve na génese da criação deste serviço que fica situado no rés do chão do Edifício dos Paços do Concelho. De uma maneira simples e mais rápida, o munícipe pode resolver, num único local, um conjunto de assuntos evitando a sua deslocação por diferentes sectores da Autarquia. Isabel Albuquerque, Chefe da Secção de Atendimento ao Munícipe, acredita que medidas de modernização como a implementação do GAME vêm “inverter a imagem que as pessoas têm do atendimento público”. A instalação deste serviço constituiu “uma mudança efectiva na melhoria do atendimento e queremos ir mais longe nas competências de forma a, cada vez mais, simplificar a vida dos utentes”. O inicial período de adaptação não foi fácil. A equipa do GAME, constituída por seis pessoas, foi recrutada de sectores diferentes da Autarquia e as novas funções exigiam um conhecimento transversal a todos os serviços. O GAME presta serviços em todas as áreas funcionais, vocacionadas para o exterior, incluídas nas competências da Câmara, nomeadamente, Taxas, Licenças e Mercados, Obras Particulares, Passes Escolares, Água, Saneamento, Recolha de Lixo, Rendas, Serviço Militar, Recursos Humanos, Recenseamento, Plantas de Localização e Atendimento Geral. Do total de 25694 atendimentos efectuados no primeiro ano de funcionamento, entre 30 de Março de 2005 a 31 de Março de 2006, 32% (8218) dizem respeito à área de taxas, licenças e mercados. 27% dos utentes (6914) procurou resolver questões no âmbito das obras particulares. A educação e os assuntos sociais são também um dos principais motivos que leva os munícipes ao GAME, constituindo 22% dos atendimentos (5610). Nesta tabela importa ainda referir as águas/saneamento com 17% dos atendimentos (4386). Para que a missão do GAME – satisfazer as necessidades do munícipe – se concretize, é necessária uma articulação eficaz entre todas as áreas. “O entendimento entre os serviços é positivo mas a nossa perspectiva é evoluir cada vez mais” e dar resposta a algumas falhas que se vão revelando no dia a dia. O GAME é um dos processos pioneiros, dentro da orgânica camarária, na obtenção da Certificação da Qualidade, com termo previsto para final deste ano, no âmbito do Plano de Implementação da Qualidade em curso na Autarquia. Com excepção dos meses de Outubro, Novembro e Dezembro, o GAME atendeu mais de duas mil pessoas por mês. A média mensal é de 2141 atendimentos. O tempo médio de espera situa-se nos nove minutos. O tempo médio de atendimento perfaz os onze minutos. Estes dados deixam satisfeita a responsável. O objectivo permanente é “fazer esperar o utente o menos possível e receber com simpatia”. Da avaliação diária ao feedback dos munícipes é possível aferir que “estão satisfeitos com o serviço. Recorrem ao GAME para qualquer dúvida e estamos aqui para dar a devida solução”. O espaço moderno e agradável também contribui para o bem estar do “cliente”.