PARDILHÓ TEM SOLUÇÃO PARA OS ESGOTOS

terça, 18 de abril 2006

Pela primeira vez, Pardilhó dispõe da solução correcta para as águas residuais. A Câmara Municipal assinalou a ligação da Vila ao saneamento. A Ribeira da Aldeia foi o local escolhido para a sessão. “Ser Vila não é somente uma questão de título, é acima de tudo ter qualidade de vida”, fez notar o Presidente do Município, José Eduardo de Matos. A implementação das estruturas de saneamento “é a obra mais importante alguma vez feita na freguesia” que terá impacto significativo no ambiente, nomeadamente nas linhas de água, alvos impróprios de descargas poluentes de esgotos. O Presidente da Junta de Freguesia de Pardilhó dizia-se “satisfeito com este avanço”, especialmente porque traduz o “desenvolvimento da nossa terra e é uma questão de saúde pública”. Aos olhos de Manuel Nascimento, esta “é uma das obras mais importantes dos últimos anos”, diz referindo-se também ao “investimento avultado”, que totaliza 2,4 milhões de euros. Em funcionamento está a primeira fase da rede que cobre 55% da freguesia. Um total de 3 mil habitantes têm acesso ao sistema de drenagem e tratamento de esgotos. A taxa de cobertura irá aumentar para cerca de 80% quando terminar a construção da 2ª fase das estruturas de saneamento, actualmente em curso, e que ficará concluída no início de 2007. Todo o esforço será devidamente compensado quando os munícipes ligarem as suas casas à rede de saneamento. O presidente da Junta denota o interesse de vários cidadãos e está “convencido que as pessoas vão aderir”. Acrescenta o presidente da Câmara que “o desenvolvimento só faz sentido com a colaboração dos cidadãos e este investimento é um ganho directo para os cidadãos”.