REALIZADOR HAJDU EM CANNES E NO AVANCA’06

segunda, 08 de maio 2006

O realizador húngaro Szabolcs Hajdu, vencedor do Prémio Longa Metragem no Festival de Avanca do ano passado com o brilhante filme TAMARA (FOTO), acaba de confirmar a sua presença no AVANCA’06 onde irá orientar um workshop sobre o trabalho do actor. Entretanto, o seu novo filme WHITE PALMS acaba de ser seleccionado para a “Quinzaine des Realisateurs” do Festival de Cannes, onde terá a sua estreia internacional. Com uma carreira como actor nos anos 90, Hajdu é hoje um dos mais brilhantes realizadores húngaros da nova geração. Com 34 anos, Hajdu realizou três longas metragens em seis anos, tendo já as duas primeiras arrecadado prémios em variadíssimos festivais. O Festival de Avanca, que este ano comemora a sua décima edição, reúne tradicionalmente em diversos workshops, alguns dos nomes mais significativos da actualidade mundial do cinema e audiovisuais. Considerado como o maior espaço europeu de workshops internacionais de verão na área do cinema e dos audiovisuais, o AVANCA decorre como habitualmente na última semana de Julho. A lista completa de workshops deverá entretanto estar disponível em www.avanca.com até ao final do mês de Maio. O AVANCA’06 é uma organização do Cine-Clube de Avanca e da Câmara Municipal de Estarreja com o apoio oficial do ICAM / Ministério da Cultura, Instituto Português da Juventude, Governo Civil de Aveiro, Inatel, Junta de Freguesia, Agrupamento de Escolas e Paróquia de Avanca.