SEMINÁRIO NACIONAL EDUCAÇÃO E CIDADANIA EM AVANCA

sexta, 12 de maio 2006

O Seminário Nacional Educação e Cidadania vai realizar-se em Estarreja, no dia 20 de Maio, sábado, na Escola E.B. 2/3 Prof. Dr. Egas Moniz de Avanca, a partir das 9H30. O encontro assinala o primeiro momento do debate nacional sobre a educação pelo CNE – Conselho Nacional de Educação. A abertura oficial contará com a presença do presidente do CNE, Júlio Pedrosa. O evento foi ontem apresentado em conferência de imprensa, na Biblioteca Municipal de Estarreja, pelas entidades organizadoras, CNE, FRAP Aveiro e Associação de Pais de Avanca. A Câmara Municipal apoia a realização do seminário. Em discussão em Avanca estarão as competências que devem ser adquiridas pelos alunos, a articulação da educação escolar com outras formas de aprendizagem, as responsabilidades da Escola e da Família e a integração dos alunos de diferentes etnias e culturas. Durante a conferência de imprensa foram lançadas pistas para o debate em Avanca e referidos os objectivos do seminário. O Vereador da Educação da Câmara Municipal de Estarreja, João Alegria, refeiriu que "a educação é um tema estruturante para o desenvolvimento social do país. O Seminário é uma mais valia para o nosso concelho ao colocar em cima da mesa os temas e reflexões sobre a problemática da educação. Este é um assunto que diz respeito a todos, sendo importante ouvir as opiniões dos diversos intervenientes". O responsável autárquico sublinhou ser uma "honra Estarreja dinamizar este debate a nível nacional. Todos deveremos nos questionar sobre o estado da nossa educação e o que queremos para o nosso futuro". "Esta será a primeira iniciativa do debate nacional. No seminário não pretendemos ditar verdades e sabedorias mas sim colher ideias, sugestões, problemas e as dificuldades dos intervenientes para que dêem o seu contributo a este debate", disse Mário Oliveira, presidente da FRAPAV – Federação Regional da Associação de Pais de Aveiro. Lembrou que "o cliente da escola é a família e a educação inicia-se na família. A sociedade está a esquecer-se de dar esta relevância à família. Vamos parar para pensar. O que queremos para os nossos jovens e para as nossas famílias?", questionou o representante regional dos pais. Presente na conferência, José Barros, Membro Conselho Executivo da CONFAP – Confederação Nacional das Associações de Pais enalteceu "esta iniciativa, o contributo que o debate pode dar e o papel das associações de pais. Esta é a oportunidade para as associações de pais influenciarem o futuro da educação em Portugal". Deixou ainda uma referência a Avanca e Aveiro que "dão o pontapé de saída no debate nacional sobre educação e estão de parabéns". O seminário decorre em paralelo com o II Encontro da Comunidade Educativa de Avanca, "no sentido de fomentar a reflexão, o debate e a participação dos pais", avançou António Novo, Associação de Pais e Encarregados de Educação das Escolas de Avanca. O objectivo do seminário "é envolver a comunidade, pais, professores e outros agentes educativos. No início deste debate nacional, iremos abordar temas que nos tocam de uma forma muito próxima, nomeadamente no que diz respeito às etnias, uma das questões com elevado interesse a nível local", realçou o representante dos pais de Avanca. PROGRAMA 9h15: Recepção 9h30: Abertura Oficial José Eduardo de Matos, presidente da Câmara Municipal de Estarreja Júlio Pedrosa, presidente do Conselho Nacional de Educação Maria José Viseu, presidente da CONFAP - Confederação Nacional das Associações de Pais João Alegria, Vereador da Educação da Câmara Municipal de Estarreja Mário Oliveira, presidente da FRAPAV – Federação Regional da Associação de Pais de Aveiro Elsa Moinheiro, Presidente da Associação de Pais/Enc. Educação das Escolas de Avanca António Novo, Associação de Pais e Encarregados de Educação das Escolas de Avanca 10h00: Debate Nacional sobre Educação Jacinto Carvalhal, presidente da Associação do Ensino Superior Particular e Cooperativo Rosália Mota, presidente da Associação Ciência Viva 11h15: Início dos debates Moderadores: Maria José Viseu, presidente da CONFAP Albino Almeida, ex-presidente da CONFAP Vítor Ferreira, coordenador do Centro de Acolhimentoe Orientação de Jovens do Porto José Manuel Barros, vice-presidente da FRAPAV Temas em discussão - Que competências devem ser adquiridas pelos alunos na escolaridade básica universal? - Como se deve promover a articulação da educação escolar com outras formas de aprendizagem? - Como se repartem as responsabilidades da educação entre a Escola e a Família? - Como integrar os alunos de diferentes etnias e culturas? 13h: intervalo para o almoço 14h30: reinício do debate 16h30: síntese das conclusões 17h: encerramento dos trabalhos Na imagem: fotografia da conferência de imprensa (presidente da Associação de Pais de Avanca, Vereador da CME e presidente da FRAPAV)