Projecto social “Meninos da Ria” em Pardilhó

AGIR PARA MUDAR A REALIDADE

quinta, 01 de junho 2006

O projecto “Meninos da Ria” avança no terreno. Uma equipa, constituída por 7 técnicos, enceta este caminho em prol da prevenção e eliminação de situações de desprotecção social que atingem menores e suas famílias da Freguesia de Pardilhó. No âmbito de uma candidatura ao Programa “Ser Criança”, o “Meninos da Ria” vai ser apoiado pelo Instituto da Segurança Social com uma verba de 250 mil euros, até 2008. Um diagnóstico - que identificou problemas como o abandono escolar, menores em risco, falta de cuidados de higiene e saúde e graves condições económicas, sociais, culturais e de socialização – esteve na génese do projecto que, inicialmente, irá apoiar cerca de 30 famílias, número que poderá evoluir. A apresentação pública do “Meninos da Ria” ocorreu ontem à tarde. O presidente do Município, José Eduardo de Matos, evidenciou a “qualidade do projecto que atende de facto às necessidades, sendo Pardilhó a freguesia com mais problemas sociais”. A Câmara Municipal, como entidade promotora, define o “grande objectivo de inverter o ciclo de exclusão social e económica das famílias sinalizadas”, salientou o Vereador da Acção Social. João Alegria alertou para o “número elevado de crianças e jovens envolvidos. Esperamos que até final de 2008, os resultados sejam palpáveis, reduzindo o insucesso e o abandono escolar e prevenindo comportamentos de risco”. Os técnicos começaram hoje a trabalhar com um grupo de 30 crianças e jovens, nas instalações provisórias do Centro Paroquial, junto à Igreja, até que o Centro Lúdico “A Casa da Ti’Ana” esteja pronto. Este espaço, de intervenção sociocultural onde serão desenvolvidas actividades lúdico – pedagógicas destinadas a menores entre os 6 e os 18 anos, é um dos pilares do projecto. Não basta actuar isoladamente junto das crianças na medida em que os pais devem ser actuantes e responsabilizados. Nesse sentido, surge a Escola de Pais que prevê, por exemplo, a formação parental na casa das próprias famílias e a realização de sessões de sensibilização e informação. O Gabinete de Apoio Psicológico constitui um dos três pilares do “Meninos da Ria”. Esta “perspectiva integrada, integrante e de inclusão”, foi realçada por João Amaral, coordenador do projecto. “Os pais podem ser activos e participativos nas actividades dos filhos”, contrariando-se o alheamento parental existente. O técnico tem fortes esperanças no sucesso da intervenção. “Estamos preparados para agir e acreditamos que iremos conseguir atingir os objectivos do projecto. É agindo que podemos mudar a realidade”. O Centro Paroquial de Assistência de Pardilhó é a entidade executora do projecto apostando “numa resposta à exclusão social para que as famílias possam crescer e se abrir para a comunidade, para os mundos do trabalho, da cultura e da educação”, disse o Padre Filipe Coelho, director da instituição. Em representação do Centro Distrital de Aveiro da Segurança Social, Maria João, lembrou que o “Meninos da Ria foi um dos poucos projectos aprovados a nível nacional”. Entre 313 candidaturas apresentadas ao programa Ser Criança, apenas nove receberam luz verde. A responsável lançou um desafio para o futuro. “O projecto terá obrigatoriamente de ter continuidade após 2008, porque as coisas não se resolvem até lá. A verba disponibilizada vai criar condições mas é preciso criar sustentabilidade para que o projecto possa ser autónomo”, disse.