CINE TEATRO COMEMORA UM ANO DE CULTURA

sexta, 16 de junho 2006

O Cine Teatro de Estarreja reabriu há um ano depois da remodelação do antigo edifício datado dos anos 50. Após uma década e meia de portas encerradas, a principal sala de espectáculos do concelho tornou-se no principal ponto de encontro cultural do concelho. O primeiro ano da reabertura do equipamento é comemorado esta sexta, às 21h30, com o concerto de Maria João e Mário Laginha, acompanhados pela Orquestra Clássica de Espinho. Neste primeiro ano de funcionamento, a sala principal recebeu uma média de 136 pessoas por espectáculo. Sempre apostando numa oferta cultural diversificada e dinâmica, o Cine Teatro tem vindo a atingir diferentes públicos. Um total de 14 755 espectadores passaram pelo Cine Teatro de Estarreja. Um resultado muito positivo e que supera as expectativas, devendo-se, nessa análise, ter em conta a população residente no concelho, 28 mil habitantes, como se mais de metade dos habitantes tivesse visitado a renovada sala. Realizaram-se um total de 245 eventos entre sessões de cinema, comercial e alternativo, e espectáculos das diferentes áreas artísticas. O crescimento assinalável nas actividades desenvolvidas e na adesão do público é nota de registo, no percurso de um tão desejado desenvolvimento cultural do concelho e da região. A Câmara Municipal, como entidade gestora, aposta num pólo de fruição e de difusão da cultura, não de frequência elitista, mas aberto a toda a comunidade, sem abdicar da qualidade dos eventos. A programação orientada pela Autarquia inclui todas as formas de arte de palco, seja o teatro, a música e a dança, incluindo as diferentes facetas de cada uma destas áreas – da produção amadora à vanguarda, do tradicional ao erudito, do clássico ao contemporâneo, e envolvendo regularmente as colectividades locais. O concerto de comemoração do 1º Aniversário da Reabertura do Cine Teatro… MARIA JOÃO & MÁRIO LAGINHA, acompanhados pela Orquestra Clássica de Espinho, actuam no palco da principal sala de espectáculos da cidade, na sexta feira, dia 16 de Junho, às 21h30. Um duo de invulgar cumplicidade. A sua capacidade inovadora faz de cada concerto um momento de criatividade e emoção. A música que interpretam não se pode rotular, sendo contudo a música que gostam de fazer. Nela se encontra a originalidade e as influências sonoras dos países por onde passam para apresentar os seus espectáculos. Uma capacidade vocal notável e uma intensidade interpretativa singular valeram a Maria João não só o reconhecimento internacional como a figuração na galeria das melhores cantoras da actualidade. Unânimes no aplauso, crítica e público nomearam-na “uma voz levada às últimas consequências”, declarando-a “uma cantora que não pára de evoluir”. Compositor de reconhecidos méritos, Mário Laginha é considerado um dos melhores pianistas da actualidade. As suas composições têm uma sonoridade contemporânea, muito inspirada, apesar de notoriamente complexa. Para Mário Laginha, fazer música é também um acto de partilha, tendo-o feito com personalidades musicais fortes: Maria João, Bernardo Sassetti e Pedro Burmester. O duo faz-se acompanhar neste concerto especial, em comemoração do 1.º Aniversário da Reabertura do Cine Teatro, pela Orquestra Clássica de Espinho, que orientada pelo Director Artístico e Maestro convidado Cesário Costa, tem-se distinguido em Portugal e no estrangeiro com excelentes críticas e significativo sucesso. Após o concerto de Maria João e Mário Laginha, realiza-se no Bar do Cine Teatro a Festa do 1.º Aniversário da Reabertura do Cine Teatro com música do DJ Retro Boys, com entrada livre.