Resultados trimestrais da Rede Pública

ÁGUA COM BOA QUALIDADE

segunda, 07 de agosto 2006

A água fornecida pela Rede Pública de Abastecimento de Água do Município de Estarreja apresenta boa qualidade. Os resultados das últimas análises à água, feitas no segundo trimestre de 2006 nas sete Freguesias, “demonstram que a água distribuída, está em conformidade com as normas de qualidade estabelecidas no Decreto de Lei nº243/2001, de 5 de Setembro”, conclui o Serviço de Ambiente da Autarquia que realiza as análises. Os resultados analíticos de rotina 2 (bimensais) e os resultados analíticos quinzenais (parâmetros de rotina 1) por freguesia relativos ao segundo trimestre de 2006 podem ser consultados na internet na página da Câmara Municipal, www.cm-estarreja.pt, na secção Ambiente – Qualidade da Água da Rede Pública. 74% da população do Concelho de Estarreja é servida pela Rede Municipal. A água tem origem no Rio Vouga, nas captações do Carvoeiro. A distribuidora, Águas do Vouga, faz um controle de qualidade apurado, quer nas captações, quer nos vários reservatórios do sistema de distribuição. A empresa obteve recentemente a certificação do Sistema de Gestão da Qualidade ISSO 9001:2000 que se aplica a toda a actividade das Águas do Vouga, tendo como âmbito: “Captação, tratamento, elevação, transporte e armazenamento principal de água do Sistema Regional do Carvoeiro”. Por sua vez, a Câmara Municipal executa um programa anual de controlo de qualidade da água da rede. A qualidade da água abastecida pela rede municipal é potável, apresenta qualidade controlada e cumpre as exigências legais. Para além disso, o facto de ser regularmente controlada, a vários níveis, oferece confiança adicional.