IDOSOS LIGADOS AO MUNDO

terça, 08 de agosto 2006

As sete instituições de terceira idade do concelho de Estarreja estão ligadas à internet e apetrechadas com computadores. A Câmara Municipal assinalou a implementação da medida no Centro Paroquial e Social de Santa Marinha de Avanca. O Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo de Matos, havia anunciado, no Natal, a instalação de computadores e internet nas instituições da terceira idade. Os idosos têm ainda a oportunidade de receber formação básica no Espaço Internet de Estarreja, obtendo o Diploma de Competências Básicas em Tecnologias de Informação e Comunicação. Uma iniciativa “para que os idosos possam aprender a falar com netos e filhos recorrendo as estas novas tecnologias sendo também uma nova forma de ocuparem melhor os seus tempos livres”, disse esta tarde o autarca. Estas ferramentas têm ainda o benefício de combater a solidão. “Os idosos do nosso concelho estão hoje mais ligados à sociedade, aos jovens, à vida e ao mundo”. A adesão aos cursos de formação – na semana passada foram entregues os primeiros 30 diplomas – e “o entusiasmo das pessoas são sinais de que vale a pena apostar nesta área”, diz satisfeito José Eduardo de Matos. A iniciativa é aos olhos da Directora Técnica da instituição, Cristina Couto, “muito positiva” sendo necessário motivá-los e dar-lhes autonomia. A instituição propõe-se combater a resistência inicial dos idosos para quem muitas vezes, o “computador é um bicho de sete cabeças”, constata. A aproximação aos familiares é uma das maravilhas das novas tecnologias a descobrir pelos utentes, especialmente os que têm familiares no estrangeiro. “Nós vamos pô-los a comunicar via e-mail”, garante a responsável. A colaboração entre Câmara e Centro Paroquial foi enaltecida pelo Padre José Henriques, presidente da instituição, para quem, nos dias que correm, é impossível passar ao lado das novas tecnologias, por mais que a linguagem informática não seja de todo familiar aos 72 utentes do lar e centro de dia da vila avancanense. Arlindo Silva (FOTO), 54 anos, utente do centro de dia frequentou o Espaço Internet Sénior, tendo recebido o Diploma em Tecnologias da Informação e Comunicação. Começou a utilizar o teclado e o rato há dois meses e escrever no Word é para já a tarefa na qual se empenha com afinco. Ainda não tem muita prática na internet mas espera daqui a algum tempo navegar neste mundo. E quem sabe contactar com a irmã emigrante na Suiça.