Programa encerrou com entrega de certificados

VOLUNTÁRIOS PELA FLORESTA

quinta, 07 de setembro 2006

A Câmara Municipal assinalou o encerramento do programa de voluntariado jovem de vigilância florestal “Juntos pela Floresta, todos contra o fogo no concelho de Estarreja” com uma sessão de entrega de certificados de participação e um lanche convívio. Durante um mês e meio, entre meados de Julho e até ao final de Agosto, 38 jovens estarrejenses, na sua maioria estudantes, cumpriram uma missão importante: a vigia da área florestal nas sete freguesias do concelho de Estarreja. A sessão, que decorreu na Biblioteca Municipal na última segunda feira, contou com a presença de representantes das várias entidades envolvidas no projecto e de quem os jovens receberam palavras de incentivo e elogios pelo empenho depositado nesta actividade em prol da comunidade e que lhes ocupou as férias de Verão. O Vereador da Protecção Civil da Câmara Municipal, Alexandre Fonseca, disse aos jovens que “foram uma presença constante durante um mês e meio, sábados e domingos incluídos. Fizeram bem o vosso trabalho em prol da comunidade”. Bombeiros Voluntários e GNR confirmaram a importância deste programa que se realizou pela primeira vez em Estarreja. O comandante dos Bombeiros, Castro Valente, espera que os jovens “aproveitem os conhecimentos que adquiriram e que a experiência não fique apenas por este ano. Está na vossa mão a preservação do ambiente”. Também o comandante do Posto da GNR de Beduído, João Sousa, reconheceu o trabalho meritório destes voluntários pedindo-lhes para que continuem. João Sousa adiantou que este Verão foram registadas 17 ocorrências de incêndios em todo o concelho. Em representação das Juntas de Freguesia, o Presidente da Junta de Canelas, António Simões Pinto, agradeceu “a colaboração dos jovens que correram as nossas florestas”. Divididos em grupos de 2 e 3, os voluntários percorreram de bicicleta itinerários de vigilância. A Câmara Municipal promoveu a acção através do programa Jovens Voluntários para as Florestas, do Instituto Português da Juventude. Para a delegada regional de Aveiro do IPJ, Catarina Rodrigues, “a Câmara esteve à altura do programa e gostei muito do projecto em Estarreja”. Segundo a responsável, este ano o programa envolveu 600 jovens no distrito tendo “Estarreja representado uma fatia considerável”. A delegada salientou ainda que o IPJ “tem vários programas ao nível do voluntariado no âmbito de serviços à comunidade”. A recente criação do Gabinete Técnico Florestal do Município assim como este projecto dão “corpo e alma a algumas ideias da Câmara Municipal” tendo em vista a promoção ambiental onde se enquadra a defesa da floresta, referiu o Presidente da Câmara Municipal, José Eduardo de Matos. “Não temos uma mancha florestal muito grande, mas de qualquer forma justifica o nosso cuidado e atenção”, salientou. “Devemos cuidar da floresta e dar-lhe a importância que ela merece”, rematou o autarca.