TECNOLOGIA ULTRA-VIOLETA

SISTEMA DE DESINFECÇÃO MAIS EFICAZ NA PISCINA MUNICIPAL DE AVANCA

quinta, 09 de novembro 2006

A Piscina Municipal de Avanca foi dotada de um novo sistema de desinfecção e de tratamento das águas públicas, utilizando-se a Tecnologia Ultra-Violeta. O investimento da autarquia estarrejense é de quinze mil euros. Objectivos O sistema, moderno e eficaz, tem como principal objectivo eliminar bactérias, vírus, bolores e os seus esporos, diminuindo o risco de transmissão de infecções ao nível das vias respiratórias, estômago e pele dos banhistas. Os Ultra Violetas têm também uma acção secundária importante: destroem as cloraminas, que resultam da reacção do cloro com os compostos orgânicos introduzidos pelos utilizadores. Estas cloraminas, também denominadas por cloro combinado, são as responsáveis pelo forte cheiro a cloro, normalmente associado às piscinas, bem como a queixas de dificuldades respiratórias ou irritações ao nível dos olhos. Com a utilização deste novo sistema, tecnologia UV, a redução da presença de cloraminas é de assinalar, tendo também um efeito adicional que é a destruição de microorganismos resistentes ao cloro. O cloro continua a utilizar-se em menores quantidades, uma vez que o sistema UV está situado no circuito de circulação, havendo portanto necessidade da presença de um desinfectante na água, no caso o cloro, para o combate imediato às bactérias.