EDUCAR PARA A CIÊNCIA E TECNOLOGIA

quarta, 15 de novembro 2006

A CIÊNCIA, A TECNOLOGIA E A EDUCAÇÃO SERVIRAM DE MOTE A UMA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA REALIZADA NA TARDE DE ONTEM NA CÂMARA MUNICIPAL DE ESTARREJA. A I SEMANA DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA, A INAUGURAÇÃO DO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO DA CASA MUSEU EGAS MONIZ, O PROGRAMA AVEIRO NORTE DA UNIVERSIDADE DE AVEIRO, QUE AGORA CHEGA A ESTARREJA, E A LIGAÇÃO DAS ESCOLAS DO 1º CICLO EM REDE FORAM OS ASSUNTOS QUE ESTIVERAM EM CIMA DA MESA. CENTRO DE GESTÃO E PESQUISA DOCUMENTAL DA CASA MUSEU EGAS MONIZ O aproveitamento de um antigo auditório resultou no novo Centro de Gestão e Pesquisa Documental da Casa Museu Egas Moniz com inauguração marcada para dia 29 de Novembro. O velho espaço sofreu uma remodelação completa dando lugar a um moderno centro que disponibiliza o arquivo e pesquisa on-line do acervo documental da Casa Museu, a estudiosos e ao público em geral. O Centro está equipado com novo mobiliário e com quatro postos de pesquisa e acesso à internet. UNIVERSIDADE CHEGA A ESTARREJA Novembro de 2007 marca a chegada da Universidade a Estarreja. O Programa Aveiro Norte da Universidade de Aveiro expande-se a Estarreja graças a uma parceria entre a Universidade, a Câmara Municipal e a Escola Secundária, com a colaboração de Empresas Parceiras. A Unidade de Formação Especializada de Estarreja ficará localizada na Escola Secundária. Neste primeiro ano terá lugar o CET “Instalações Eléctricas e Automação Industrial”. O director do curso, Paulo Afonso, anunciou aos jornalistas que as 20 vagas já estão preenchidas. “Esta é um aposta para a criação de formação efectiva que permita a entrada no mercado de trabalho”, disse o responsável. O curso decorrerá em regime diurno e prevê a realização de um estágio profissional no final do ano lectivo. O programa de oferta de ensino e formação tecnológica e profissional para o norte do distrito de Aveiro que a Universidade tem vindo a delinear aposta no desenvolvimento sócio-cultural das populações e no reforço das potencialidades do tecido produtivo da região tendo como objectivos combater o abandono precoce do ensino, promover a formação contínua e requalificação profissional e fortalecer o tecido económico e administrativo. Os CET’s surgem da identificação de necessidades prioritárias de formação, a nível de quadros intermédios, ao nível das novas tecnologias da informação e da comunicação, design de calçado e marroquinaria, metalurgia e metalomecânica. ESCOLAS DO 1º CICLO EM REDE A Câmara Municipal de Estarreja concluiu a instalação da rede informática nas Escolas do 1º ciclo do Concelho. Todos os estabelecimentos de ensino estão ligados em rede. Esta foi a segunda fase da medida de equipar as salas de aula com TIC. A autarquia apetrechou todas as salas de aula do 1º Ciclo com computador, impressora, internet, intranet e conteúdos multimédia. Foram abrangidas 60 salas das 18 Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico num investimento total de 127 mil euros.