NATAL CHEGA ÀS RUAS

terça, 12 de dezembro 2006

ÁRVORES DE NATAL ECOLÓGICAS 11 Árvores de Natal Ecológicas, da autoria de crianças do 1º ciclo do Ensino Básico, encontram-se em exposição nas freguesias de Veiros, Salreu, Avanca e Beduído. Reutilizar materiais usados foi o desafio lançado pela Câmara. Por outro lado, é uma forma de alegrar e embelezar o espaço público nesta quadra especial. O projecto de educação ambiental alerta para o reaproveitamento dos resíduos. Para além de 10 escolas do 1º ciclo (Agro, Água Levada, Bandeira, Canelas, Congosta, Laceiras, Mato, Paço, Pardilhó, Pinheiro, Roxico, Sto Amaro, Sr.ª do Monte e Vale de Castanheiro), aderiram o projecto “Meninos da Ria” e a CERCI de Estarreja. O jardim da Praça Francisco Barbosa (na foto) está embelezado com uma árvore realizada pelas crianças da CERCIESTA que foi ornamentada com “pirilampos mágicos” feitos de garrafões e outros materiais recicláveis. Na secção Ambiente, no menu esquerdo desta página ou clicando em http://ambi.cm-estarreja.pt/ dispõe de mais informação sobre esta iniciativa. ANIMAÇÃO NA PRAÇA FRANCISCO BARBOSA E CONCERTOS DE NATAL Estas iniciativas têm ainda a finalidade de dinamizarem o comércio local. No período de 15 a 23 de Dezembro, haverá animação na Praça Francisco Barbosa com insufláveis, música e palhaços. O ciclo de Concertos de Natal no Cine Teatro começa no dia 16 com a actuação da Orquestra do Clube Cultural e Desportivo de Veiros às 21h30. À mesma hora no dia 23, o Concerto de Natal com a participação dos Músicos de Estarreja, sob a direcção de Nuno Alexandrino. O habitual Encontro de Trupes de Reis, no dia 6 de Janeiro de 2007, às 21h, encerra o programa. CIDADE ILUMINADA Nesta época natalícia, a Câmara Municipal de Estarreja volta a iluminar o centro da Cidade. A iluminação natalícia foi ligada na segunda feira, após a resolução de um problema no fornecimento de energia eléctrica provocado pelo temporal que se verificou na noite de quinta para sexta feira que não permitiu activar o sistema no feriado. A decoração abrange 8 ruas, o Largo dos Combatentes da Grande Guerra e a Praça Francisco Barbosa. Nos núcleos centrais das Freguesias, a iluminação de Natal é da responsabilidade das Juntas de Freguesia com a comparticipação financeira da Câmara.