FESTA DE NATAL DA 3ª IDADE UNE GERAÇÕES

quarta, 20 de dezembro 2006

Um encontro de gerações aconteceu esta tarde na Festa de Natal da 3ª Idade, no Cine Teatro, promovida pela Câmara Municipal. As 117 crianças que estão a participar esta semana nas Férias Desportivas juntaram-se aos idosos das sete instituições do concelho. Os utentes dos lares e centros de dia foram os artistas da tarde com a apresentação de peças de teatro e música. A Associação Humanitária de Salreu representou a peça de teatro “O último dos irmãos” que levou cerca de um mês a ensaiar. No final da apresentação, a animadora sociocultural da instituição, Mónica Simões, fez um balanço muito positivo. “Envolvê-los nestas actividades é uma forma de os manter ocupados”. O Presidente da Câmara Municipal, José Eduardo de Matos, partilhou a sua alegria por ver uma plateia feita de crianças e idosos e desta forma celebrar o Natal. Destacou o papel dos profissionais das instituições e da Câmara pela sua dedicação aos idosos. FÉRIAS DESPORTIVAS EM GRANDE O Tomás e a Margarida não estavam preparados mas ofereceram-se como voluntários para ir ao palco dançar e disseram que estão a gostar das Férias Desportivas de Natal promovidas pela Escola Municipal de Desporto (EMDE). Para Mariana, 11 anos, são muitos os benefícios destas férias. “Faço desporto, brinco e conheço novos amigos”. A iniciativa desenrolam-se até sexta feira na Escola Secundária de Estarreja. Para além dos seis monitores da EMDE, o programa conta com a participação de 31 estudantes do Curso Tecnológico de Acção Social da Secundária para apoio às actividades e acompanhamento das crianças. Hoje na festa, uma das voluntárias, Catarina Valente, 18 anos, que frequenta o 12º ano, mostrou-se satisfeita com a experiência enriquecedora até porque é a “primeira vez que trabalho com crianças. Até agora só tinha trabalhado com adolescentes”, diz a futura educadora de infância ou animadora sociocultural que ainda não decidiu por qual das profissões optar.