BIORIA EM PROJECTO EUROPEU DE TURISMO SUSTENTÁVEL

quarta, 27 de dezembro 2006

O BioRia foi escolhido para representar Portugal no DESTILINK, um projecto de promoção do Turismo Sustentável na Europa. O projecto da Câmara Municipal de Estarreja foi seleccionado por ser um bom exemplo de gestão equilibrada, de desenvolvimento sustentável e de conservação da natureza. É realçada a proximidade e colaboração com a comunidade e entidades locais. Numa visita a Portugal este ano, Bjarne Rasmussen, coordenador internacional do Projecto Destilink, ficou a conhecer o projecto estarrejense e o Percurso de Salreu do BioRia. O endereço para a página na internet é www.destilink.net. O documento respeitante ao projecto BioRia encontra-se no menu “Good Practice Examples", em "Nature & cultural heritages". Acesso directo em http://www.destilink.net/index.php?id=170. Espécies da região na televisão As espécies animais e vegetais da região são dadas a conhecer ao país no programa ambiental “Bioesfera”, do Canal Dois. Estão já em emissão as nove rubricas denominadas BI’s – Bilhetes de Identidade das espécies, sobre as mais importantes espécies da região, nomeadamente a vaca da raça marinhôa, a cegonha-branca e o ouriço-cacheiro. Esta é mais uma forma de promover a região e o trabalho de conservação da natureza desenvolvido no âmbito do BioRia pela autarquia. As peças foram gravadas no Percurso de Salreu do BioRia pelos técnicos do Projecto, Rui Brito e António Pereira. Percurso de Salreu no projecto Escapadinha O Percurso de Salreu do BioRia volta a integrar o Programa Escapadinha desenvolvido pelas Regiões de Turismo de Portugal e pelo Instituto de Turismo de Portugal. Em 2007, o BioRia continuará a fazer parte do projecto, cuja publicidade conta com nomes como José Mourinho ou Mariza, visto ter sido prolongado por mais um ano devido ao sucesso obtido. O BioRia foi convidado pela Região de Turismo Rota da Luz a integrar esta rede turística de eleição.