MAIS DE MIL CORRERAM EM ESTARREJA

segunda, 22 de janeiro 2007

Mais de mil atletas participaram na 22ª edição do Grande Prémio de Atletismo de Estarreja. O centro da cidade foi transformado numa pista de atletismo que atraiu uma centena de clubes vindos de todo o país. Paulo Gomes, da Conforlimpa, e Carla Martinho, da Adercus-Recer, foram os vencedores seniores da prova principal, a maratona dos 10km. Na caminhada destinada a amadores, os participantes vestiram a camisola pelas Urgências de Estarreja. O balanço do Grande Prémio feito pelo director da prova foi positivo. “Esta foi a edição com mais atletas a participar”, adiantou Elói Almeida, do Centro Recreativo de Estarreja (CRE), no final da manhã. “Estiveram presentes muitos atletas, mais de mil, e na prova principal correram mais de 600 atletas”, disse satisfeito com a adesão às várias provas disputadas, num total de 11, nos vários escalões, dos benjamins aos veteranos. Organizado pelo CRE e pelo Grupo Juvenil do Pinheiro da Bemposta, com o apoio da Câmara Municipal, o Grande Prémio de Estarreja contou, uma vez mais, com a presença enérgica da campeã Aurora Cunha que esteve sempre ao lado dos atletas. A madrinha do evento referiu que “a nossa presença serve para incentivar a prática desportiva”. Sobre a prova estarrejense salientou que “é uma tradição a nível nacional” e destacou o facto de o prémio “pensar nos mais jovens e incentivar as crianças a praticarem exercício físico”. Paulo Gomes, atleta da Conforlimpa, correu pela primeira vez em Estarreja e conquistou o primeiro lugar nos 10 km. Não foi um triunfo fácil. “Os adversários deram bastante luta o que dignificou a vitória”, disse após a entrega do troféu. O atleta elogiou o “percurso agradável, o piso bastante bom e o público acolhedor”. Em segundo lugar chegou o atleta natural de Salreu, Bruno Saramago, em representação do GRECAS. CORRER PELAS URGÊNCIAS Entre as 11 provas que se realizaram durante toda a manhã, decorreu pelo segundo ano consecutivo a Caminhada, com uma distância de 5 mil metros, destinada a todas as idades. Mais de uma centena de pessoas caminhou pela manutenção do Serviço de Urgências do Hospital Visconde de Salreu. A reivindicação também esteve presente neste Grande Prémio. Os juízes da prova associaram-se à defesa do serviço hospitalar, vestido a camisola pelas Urgências. O Vice-presidente da Câmara Municipal, Abílio Silveira, percorreu os 5 km da caminhada e manifestou a sua satisfação pela população se manter dinâmica e interessada na luta pela manutenção das Urgências, “serviço essencial para o nosso concelho e para concelhos vizinhos, servindo uma população de 50 mil utentes”. O autarca espera que estas manifestações sirvam para sensibilizar o Ministro da Saúde a tomar a melhor opção “em nome dos interesses da população”. Resultados obtidos pelo Centro Recreativo de Estarreja Nas classificações colectivas, o Centro Recreativo de Estarreja obteve um segundo lugar, no escalão de infantis femininos, e o primeiro lugar, em seniores e veteranos femininos. Em termos individuais, Jessica Matos foi a primeira classificada em infantis. César Tavares subiu ao terceiro lugar do pódio, no escalão de juvenis. Na prova dos benjamins, Telma Fonseca cortou a meta em quarto lugar.