DINAMIZAÇÃO DO BASQUETEBOL: FEDERAÇÃO PORTUGUESA ASSINA O PRIMEIRO PROTOCOLO NO DISTRITO

quinta, 25 de janeiro 2007

Estarreja é o primeiro concelho do Distrito de Aveiro a aderir ao Plano Nacional de Intervenção Autárquica – PNIA, projecto que visa potenciar de forma organizada a cooperação entre Autarquias, Clubes, Escolas e Associações de Basquetebol, cujo propósito radica no aumento do número de praticantes e na melhoria da qualidade da prática. O vice-presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB), José Tolentino, o presidente da Associação de Basquetebol de Aveiro, Manuel Barbosa, e o vice-presidente da Câmara Municipal, Abílio Silveira, celebraram a assinatura do protocolo. O Clube Desportivo de Estarreja onde já existiu a modalidade é parceiro neste projecto. José Tolentino expressou a sua satisfação não só pelo facto de ser o primeiro protocolo a ser assinado no Distrito no âmbito do PNIA, mas também por ser mais um projecto que vai dar corpo à implementação da modalidade num local onde chegou a estar extinta durante alguns anos. O PNIA deu mais um passo importante na sua concretização, através da assinatura do primeiro protocolo no Distrito de Aveiro. No concelho não existe basquetebol federado. Extinta em 2001, a modalidade ressurgiu no concelho graças a uma parceria estabelecida entre Câmara Municipal, Escola Municipal de Desporto, CDE e Associação de Basquetebol de Aveiro, que resultou na implementação do Minibásquete em 2004. O vice-presidente da Câmara Municipal, Abílio Silveira, sublinhou que a equipa de Minibásquete é hoje constituída por 20 atletas minis, e participa em torneios distritais. Para além do Minibásquete, a divulgação da modalidade é feita através de acções realizadas nas Escolas do 1º ciclo. A revitalização do basquetebol junto dos mais novos é uma forma de se garantir em termos futuros o desenvolvimento e crescimento da modalidade de forma sustentada. Na assinatura do protocolo, que decorreu nos Paços do Concelho, estiveram ainda presentes o Coordenador do PNIA, Álvaro Amiel, e o Director Técnico Nacional de Basquetebol, Manuel Fernandes.