SÓ(R)RIR despede-se com “Tangos e tragédias”

segunda, 12 de março 2007

Não podia ter terminado melhor a edição deste ano do SÓ(R)RIR – Festival de Humor de Estarreja. O humor de dois artistas vindo dum país imaginário chamado Sbórnia contagiou a plateia do Cine Teatro no sábado à noite. O grande êxito brasileiro “Tangos e Tragédias” despediu-se em Estarreja do público português terminando uma digressão a sete cidades portuguesas.   

Os estarrejenses tiveram a oportunidade de assistir à peça de teatro musical em cena há 22 anos e que já foi vista por mais de um milhão de pessoas. Após duas horas de música, humor, teatro e muita interacção com o público, os espectadores saíram mais felizes da sala.

Uma característica realçada pelo actor Nico Nicolaiewsky. “O fundamental, após tanto tempo em cartaz, é as pessoas saírem alegres e agradecidas”. Nico Nicolaiewsky e Hique Gomez são os actores, directores e escritores da peça o que lhes dá plena “liberdade para ir modificando o texto” e adaptando ao presente e ao local onde se apresentam.

Após uma primeira estadia em Portugal há uma década, a equipa veio pela segunda vez ao nosso país. “Vocês estão de parabéns. Gostei mais de Portugal hoje do que há 10 anos atrás. Está bem melhor”, observou Nico Nicolaiewsky.

No balanço à segunda edição do SÓ(R)RIR, o programador do Cine Teatro confirmou que esta é uma “boa proposta tendo em conta a diversidade dos espectáculos e dos públicos-alvo. Este é um espaço para todos”. O evento, que decorreu durante os três fins de semana seguintes ao Carnaval, “concentrou energias e teve grandes nomes”, sendo uma “aposta importante na dinamização cultural do Município e do Cine Teatro”.   

O público deu nota positiva ao SÓ(R)RIR. Foi o caso de Nelson Santos, 31 anos, de Albergaria-a-Velha. Adquiriu o passe geral do SÓ(R)RIR e acompanhou todos os espectáculos. No final diz que foi “muito bom. Nunca tinha vindo ao teatro pois não gostava. Mas esta primeira experiência foi muito boa por isso quero voltar”. A sua acompanhante, Fátima Pereira, acrescentou um comentário sobre o Cine Teatro. “É um espaço muito bom e espero que continuem a garantir bons espectáculos para continuar a valer a pena cá vir”.