Petição on-line contra portagens com mais de 1500 assinaturas

quarta, 21 de março 2007

Mais de 1500 pessoas já aderiram à petição on-line contra as portagens na A17 e A29. No documento, os utentes das SCUT’s referem que “para as suas deslocações, as populações de Vagos, Ílhavo, Aveiro, Estarreja, Ovar e Espinho, entre si e em direcção ao Porto, e a outros concelhos do distrito, não têm alternativa”.

O estado actual da EN109 é descrito na petição. “A Estrada Nacional 109, que teve já em alguns momentos o pomposo nome de IC1, não é mais que uma grande Estrada Municipal, desclassificada em alguns troços, em torno da qual cresceram e se edificaram habitações, infraestruturas colectivas, mobiliário urbano e onde se podem encontrar escolas, centros de saúde, lares ou pavilhões desportivos; jardins, zonas de lazer e parques de merendas; fábricas, zonas industriais, zonas comerciais, pequenas mercearias e grandes supermercados; semáforos, rotundas cruzamentos e entroncamentos; feiras e mercados”.

Para além de representar um “sobrecusto para populações e empresas”, a introdução de portagens na A29 e A17 “significa reencaminhar milhares de viaturas por dia, designadamente transportes pesados(para a EN109). Significa por isso, regressar aos tempos da grande sinistralidade nesta via, pondo, objectivamente em risco a vida destes utentes”.

Até ao momento, 1585 cidadãos assinaram a petição apoiando “inequivocamente este texto, e declaram-se contra a colocação de portagens na A17 e na A29”.

A petição on-line está disponível no seguinte endereço:
http://www.petitiononline.com/a17ea29/petition.html