Crianças sensibilizadas para a protecção da Árvore e da Floresta

quarta, 21 de março 2007

A brincar também se aprende. Na jornada do Dia Mundial da Árvore e da Floresta, promovida pela Câmara Municipal de Estarreja,  200 crianças do 1º ciclo aprenderam mais sobre a árvore e os ecossistemas locais, bem como os perigos a que estão sujeitos e a forma de os prevenir.

No Parque Municipal do Antuã, os alunos fizeram uma viagem ao mundo da árvore ficando-a a conhecer de perspectivas diferentes. A Divisão de Serviços Urbanos da autarquia transmitiu a mensagem de que a árvore é um ser vivo, explorando cada parte do seu corpo: raiz, tronco, ramos e folhas. Na estação do Gabinete Técnico Florestal do Município, falou-se das consequências dos incêndios florestais, sensibilizando para a prevenção dos fogos.

O BIORIA trabalhou a vertente da aprendizagem dos ecossistemas, respectivos habitats concelhios e suas especificidades, que fazem com que esta região seja tão importante para a conservação da Biodiversidade. Bombeiros Voluntários de Estarreja e SEPNA – Serviço da Protecção da Natureza e do Ambiente da GNR focaram a prevenção e o combate a incêndios florestais.

A manhã terminou com a plantação de uma árvore da espécie Sophora japónica, própria para os meios urbanos pelas suas características ornamentais e por ser de grande porte. Este foi o primeiro de 14 exemplares que vão ser colocados no parque de estacionamento do Parque do Antuã.

O Presidente da Câmara Municipal, José Eduardo de Matos, deu uma mão na plantação e chamou a atenção para a importância da árvore no nosso Universo. “Estarreja deve ter preocupações de equilíbrio ambiental e educar os mais novos para que no futuro o concelho tenha mais árvores e espaços verdes e seja mais bonito e equilibrado”.

Uma Árvore por turma na Padre Donaciano

Na Escola Padre Donaciano Abreu Freire foram hoje plantadas 35 árvores numa iniciativa da Associação de Pais e do Conselho Executivo da escola que envolveu os alunos do 2º e 3º ciclos e da Escola do 1º ciclo e Jardim de Infância do Paço. Cada turma plantou uma árvore e comprometeu-se a acompanhar o seu crescimento. A acção sensibilizou os alunos para a protecção da floresta, que tem sido alvo do abate e poluição sem controlo.