Dia Europeu sem Carros. Resultado Inquéritos.

terça, 01 de outubro 2002

Na sequência da adesão do Município de Estarreja à iniciativa do Dia Europeu sem Carros, no passado dia 22 do corrente, a Câmara Municipal, e de acordo com as normas constantes do Protocolo de Adesão, procedeu à implementação de Inquéritos, efectuando um total de 160 sendo que 150 inquéritos foram feitos através da Observação Directa e 10 pelo telefone, numa amostragem que se pretendeu minimamente representativa da população e com a finalidade de obter informação correcta da adesão da população. Para o sucesso deste trabalho realçamos a colaboração dos Escuteiros de Avanca e Beduído que orientados por técnicos do município e sob orientação dos chefes de patrulha procederam à recolha de questionários. Os inquéritos em observação directa foram efectuados na Praça Francisco Barbosa, na tarde do dia 22, local onde decorreram a maior parte das iniciativas, e das 15 às 17.30 horas. Eis alguns resultados dos inquéritos efectuados em Observação Directa: 51% dos inquiridos foram elementos do sexo feminino com idade compreendidas entre os 35 e os 44 anos. 91%dos inquiridos afirmou saber que evento se estava a realizar e 80 % afirmou ter tido conhecimento antecipado sobre as actividades previstas. 45% dos inquiridos considerou a iniciativa Muito Boa Ideia; 44% Boa Ideia, 1% Má Ideia, os restantes Não sabem – NS/ Não Respondem - NR. Questionados sobre a importância do evento para o aumento da consciencialização dos cidadãos para combater os danos provocados pelo uso diário dos carros (poluição, engarrafamentos, etc.), 79% considera que Sim, 10% Não e 11% NS – / NR. 32% considera que este evento deveria ser repetido mensalmente, 24% ao fim-de-semana,9% todos os dias, 7% trimestralmente, 7% entre Segunda e Sexta-feira, 6% duas vezes por ano, 4% uma vez por ano,3% não gostaria que se repetisse, os rentantes NS/NR. Questionados sobre os principais benefícios desta iniciativa: 23% Menos Poluição, 16% a vila fica mais calma, 10% defende que é mais fácil andar a pé, 10% é mais fácil andar de bicicleta, 10% defende há menos stress nas pessoas, 8% há mais sensação de segurança, 8% considera que consciencializa para o problema dos transportes, 7% a vila é mais amigável, 4% pode-se tentar outros meios de transporte, 3% aumenta o rendimento do comércio, 1% outros benefícios (não especificam). As principais desvantagens apontadas para esta iniciativa são: 33% considera que não existem suficientes transportes públicos, 23% não resolve o problema da poluição, 13% não puder estacionar tão perto como de costume, 12% não puder usar o carro, 11% outras desvantagens (não especificadas), 6% não são boas para os comerciantes, 2% considera que é apenas um golpe publicitário. No caso de repetição deste dia, a área fechada ao trânsito deveria ser: 54% Maior, 34% Igual, 3% Menor, os restantes NS/NR. Quando questionadas sobre as “suas impressões/ sensações ao andar hoje pela vila “ (uma pergunta aberta), a maioria respondeu: há mais crianças, está mais divertido, está mais calmo. 61% dos inquiridos considera o trânsito como um problema na vila de Estarreja, 21% um pequeno problema, 5% não é um grande problema, 3% não é um problema, os restantes NS/NR. Confrontados com a questão sobre a quem cabe reduzir o tráfego na vila, 48% considera que as pessoas, 25% o Presidente da Câmara, 13% o Governo, 6% a Junta de Freguesia, 6% NS/NR, 2% os Políticos Europeus. Confrontados com a afirmação “ para diminuir o tráfego e a poluição na vila, o uso do carro deve ser reduzido”, 60% dos inquiridos Concorda plenamente, 27% Concorda ligeiramente, 4% Discorda ligeiramente, 3% Discorda totalmente, os restantes NS/NR. 31% dos inquiridos Concorda plenamente com a afirmação segundo a qual “ o uso de transportes públicos nunca será uma alternativa aceitável para o seu carro”, 24% Concorda ligeiramente, 18% Discorda totalmente, 14% Discorda ligeiramente e 13% NS/NR. 61% dos inquiridos concorda plenamente com a afirmação segundo a qual “ é essencial melhorar os transportes públicos mesmo que, para esse efeito, os automóveis tenham de ser reduzidos na cidade”, 24% concorda ligeiramente, 3% Discorda ligeiramente, 1% Discorda totalmente e os restantes NS/NR. Dos inquiridos 57% afirmaram ser residentes no local, 31% visitante na área, 10% empregado no lugar, 2% é patrão no local. Sobre a forma como se deslocaram para a área, 64% afirmou a pé, 12% bicicleta, 11% carro próprio, 3% carro de outrem, 1% autocarro, 1% comboio, os restantes NS/NR. Finalmente quando questionados quanto ao “ motivo /razões que o levaram a deslocar-se hoje a esta zona” 80% evocou Razões de lazer, 8% Trabalhar, 6% Visitar amigos e familiares, 6% Outras.